terça-feira, 14 de abril de 2015

Os desafetos nossos de cada dia

(por Roni Pedra de Guaratiba, Juberto Pereira, Elias da Costa e Silva, Rodrigo Roecker e Douglas Galvão)

Amigos do Conversa Flamenga, confesso que acho polêmico fazer uma coluna em que os colunistas descem o sarrafo em alguns jogadores do nosso time, justamente na semana de uma semifinal que vale o título mais importante do semestre. Mas o fato é que essa era a vontade dos nossos “conversantes” e eu, que tenho juízo, obedeço. Mas como disse um deles em uma das colunas anteriores, o momento é esse mesmo, porque depois de empatarmos com o Botafogo na artilharia, estamos a dois jogos sem marcar, ou seja, esse time precisa ser ajustado não só para vencer o Estadual como para fazer bonito na Copa do Brasil e no Brasileirão. E mesmo com os desfalques que tivemos, temos algumas peças que podem comprometer o ano inteiro. Em uma rápida pesquisa, os jogadores mais contestados são o Alecsandro, o Luis Antonio, o Duda 45 (Eduardo da Silva, o homem que só joga 45 minutos), O Mugni, o Maia e o clássico Marcio Araújo, o único que será titular eternamente. Vamos ver o que nossos conversantes tem a dizer sobre eles e para supresa geral, as críticas foram até menores do que eu imaginava.

Fala, Roni: - “Sei que muitos dos que por aqui passam para "espiar" o Conversa Flamenga pensam que eu estou "viajando (ou que estou mesmo GAGarin!!- By Ex -  URSS!) no espaço" com esse papo de sempre saudar a Galera Espiante, e antes que pensem que o Victão, o mantenedor do Conversa não tem juízo por não moderar as bobagens que aqui posto eu devo dizer que a “Galera do Espaço Sideral" já está entre nós há vários anos e começaram a conviver conosco como donos de farmácias, pois eu lembro bem de quando eu era garoto,lá no bairro do Méier-RJ, eu ouvia a galera adulta falar que "daria um pulo na farmácia para comprar uma "camisa de Vênus"! Será que só aonde eu morava é que havia seres disfarçados de donos de farmácia? 
Bem, em relação aos jogadores do elenco do Flamengo que não deveriam estar,pelo menos como titulares, no elenco eu cito os seguintes "possantes":
Eduardo da Silva: Jogador com sérios problemas físicos, sem explosão, arranque, velocidade. No futebol praticado hoje não basta ter técnica, infelizmente!
Alecsandro: Lento, sem mobilidade, velocidade, me parece estar bem acima do peso ideal ou então implantou silicone na região glútea, pois está com uma busunfa de dar inveja ao maninho(a) Richarlyson, e por onde passou sempre foi reserva e só no Flamengo é que ganhou status de titular!
Luiz Gato Net e outras Falcatruas: Apesar de não ter juízo e também não ter um pai com juízo, é bom jogador e como o Flamengo renovou o seu contrato por dois anos, se não me engano,temos que continuar com ele, por ser como disse antes bom jogador e para que possamos passar o seu passe adiante e se possível com lucro!
Lucas Mugni,"O Afilhado" do Jubertão de Klevar!!! Gostei muito dessa última partida em que ele atuou até os dez minutos do segundo tempo e acredito que não deveria ter sido substituído pois estava ajudando bem na marcação, efetuando bons passes e levando perigo ao gol adversário em suas conclusões!
Arthur M......a ! -( Em respeito ao Grande Mestre Douglas Galvão) : Começou deixando alguma esperança mas como não joga  mais de um mês e meio e sem saber qual é o problema dele eu não tenho opinião formada!
Márcio Araújo: Outro que, assim como o Alecsandro, por onde passou SEMPRE foi reserva e odiado pela torcida desses clubes.Não sinto esse ódio por ele e acredito que para compor o elenco seja razoável sua presença!”

Já o nosso Juberto Pereira também gosta do Luiz Antonio. Vejam o que ele diz: A defesa que faço do “DELA” (Desafeto Luis Antonio) não decorre só de causas sociais, mas por entender que o jogador tem um grande potencial para ajudar o FLAMENGO, e pode ser objeto de uma grande negociação. O caso policial não envolve só o jogador, mas seu pai e um policial, o que comprova que o Processinho pode ter sido vitima desses terceiros.
Notemos que o jogador não trás esses problemas para o campo, onde humildemente ajuda o time em todos os setores. Ademais, nota-se que o jogador por muitas vezes prefere fazer a assistência do que tentar fazer o gol, o que sinaliza uma boa personalidade. Já o Maraújo nunca foi bom de títulos. Naufragamos várias vezes com o jogador à frente da zaga, e por incrível que pareça, o Luxemburgo o trata como uma joia, o titularizando. Entendo que o perigo futuro nos grande jogos com esse jogador é iminente. Ademais, em vez de deixar o Caramujo como titular, deveria o treinador manter o Cáceres que é jogador de seleção. Assim, amigos, fecho meus parágrafos com duas frases:
- Fica LA que tem futuro;
- Vaza Araújo, o que vai possibilitar um time mais forte!
Quanto ao Mugni, é craque e deve ser o nosso 10”

E o Elias fala sobre Luis Antonio e o Mugni: “O LA, pela palhaçada que fez, ao processar o Clube, reivindicando coisas absurdas, num gesto covarde contra quem sempre o acolheu, tendo sido afastado do grupo de profissionais e após ver que não daria em nada, retirar o mesmo da Justiça e ser reintegrado ao grupo, pelos Blues. Acho que ele não merecia essa reintegração e teria que ser mandado embora. Lembro-me de 2 ou 3 partidas boas dele, que quando entra, nada ou quase nada acrescenta ao time, a não ser, igualmente em 2 ou três partidas, no início dessa temporada. É um jogador desvalorizado, também pelo comportamento fora das 4 linhas, tendo envolvimento com milicianos, até com registro policial de "tombo em seguradora". É enrolado demais e não honra o nome do Clube que defende. POR MIM, VAZA !!! 
Quanto ao "filho argentino" do Bebeto, que meia é esse que liga NADA A NINGUÉM, OU A COISA NENHUMA ??? Até que ensaiou alguma coisa contra o Nova Iguaçu  e depois caiu na mesmice de sempre, nada criando ou acrescentando à equipe. Deve ganhar quase 200 pratas por mês pra NADA !!! Às vezes me iludo até com o nome de certos jogadores, que impressionam mesmo !!! Lembram-se do Christian  BORJA ??? Nome imponente, né ??? Mas de futebol sem vergonha, indecente  !!! Biancucci, primo do Messi, Frickson Erazzo ... MEU DEUS DO CÉU !!!  Que tristeza ... e agora esse LUCAS MUGNI ... MISERICÓRDIA, SENHOR !!!  BEM,  era isso !!!”

Do sul, vem a opinião firme sobre o Alecsandro, pelo Rodrigo Roecker: “Atacante que tem uma ESTRELA enorme, isso não posso discordar, porém é um atacante que vejo tirar o pé das divididas mais fortes, atacante que normalmente só aparece comemorando seus gols, aliás, vive inventando comemorações para se promover nas redes sociais, basta dar uma olhada em seu perfil no Facebook, um atacante que se diz bom nas jogadas aéreas mas no último jogo não cabeceou uma bola ao gol, sendo que nosso time levantou umas 20 bolas ou mais na área adversária. Uma hora essa estrela e essa sorte acaba, aí sim muitos começaram a ver como esse CONE de outra maneira,já disse e repito mil vezes que o mesmo não tem vaga no meu time de pelada!!!
- A sorte é como o raio: nunca se sabe onde vai cair;
- Sorte é aquilo que não se merece;
- A sorte acaba um dia!”

E por fim o Douglas faz seu juízo final sobre o Maiadona e o Maraujo: “Meus Amigos Rubronegros, a mim coube falar sobre o ARTHUR MAIA, jogador que atualmente não tem a mínima capacidade de entrar em campo com o Manto Sagrado rubronegro. Iguais a ele tem outros que pra nossa tristeza tem a simpatia do LUXA, como o "desinteressado" Maraujo! É um a menos em campo e só tem um aproveitamento razoável quando bate escanteios ou faltas para a área, ou seja, chutar "bolas paradas". Com a bola em movimento, ele de posse dela parte pra cima mas, na maioria das vezes não consegue driblar nem o 1º marcador e, no corpo a corpo sempre perde a bola e erra passes que as vezes se transformam em contra-ataque do time adversário.
Ele se mostra taticamente "perdido" em campo, se posiciona mal, "embolando" e tirando espaços dos companheiros, além de não ter um bom porte físico, no corpo a corpo sempre perde a bola e praticamente todas as divididas, marca mal (nas raras oportunidades em que volta pra marcar) e chegando atrasado tentando tirar a bola de posse do adversário com carrinhos mal sucedidos. Nessa última partida ele estava mal posicionado (era o último homem) próximo a nossa linha de fundo e sozinho se "embaralhou" com a bola e saiu com ela pela linha de fundo, como um peladeiro de várzea. Eu falei antes aqui no Blog que ele era um típico jogador de série C e, errei na minha avaliação, vou rebaixá-lo para jogador de série D! Ele é novo(22 anos), tem muito que aprender e dependendo da sua evolução, com o tempo, pode ser reavaliado.”

Bom, para não dizer que fiquei em cima do muro, coloco também a minha opinião. Não gosto do futebol do Marcio Araújo e acho que ele ocupa uma vaga que tinha que ser de alguém mais bem dotado tecnicamente. Já fiz coluna pedindo a titularidade do Luiz Antonio, e ainda acho que ele é um bom meia direita, mas estou como o Roni, torcendo para ele render um bom dinheiro para o Flamengo. Também não gosto do futebol do Alecsandro, mas a verdade é que ele tem mesmo estrela e seria injusto não reconhecer a sua contribuição em gols para o time nesta temporada. Mas gostaria que o Flamengo tivesse uma opção mais consistente e regular para o ataque. Já desisti de esperar o Mugni se revelar e o pouco que ele jogou na última partida em que entrou foi o máximo que eu já vi ele jogar bem. Acho que ele se atrapalha sozinho e vai dar muito trabalho ensina-lo a usar a habilidade que bissextamente ele apresenta. Já no Maia eu ainda tenho esperança, e espero que estas “arrancadas” comecem a dar certo mais vezes do que tem acontecido, pois os fatos colocados pelo Douglas, infelizmente, são verdadeiros.

Finalizando esta coluna meia maluca, pois realmente é complicado costurar tantas opiniões divergentes, o que posso dizer é que é um grande prazer conviver com conversantes (e “espiantes”) que mantem a civilidade, o respeito e até a amizade mesmo, mesmo com análises tão distintas sobre os mesmos jogadores. Se você costuma ler as nossas colunas, convido-o para se manifestar nos comentários e enriquecer ainda mais o debate. Este espaço não quer dar aula de democracia para ninguém, mas mantém a sua tradição de dar voz a quem quiser se manifestar, ao contrário de uma federação que insiste em envergonhar os cariocas e seus filiados.


Ah, e o Vasco? O Vasco dessa vez nem Vice será, e se continuar se preocupando com a arbitragem e com o extra-campo, vai conseguir apenas o lugar da cachorrada no Chororô… Pra cima deles, Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.