sábado, 11 de março de 2017

Um elefante incomoda muita gente; as vitórias do Flamengo incomodam, incomodam muito mais!!!


Por Vagner Macedo
Quando estudamos matemática, entendemos o conceito de DIRETAMENTE e INVERSAMENTE PROPORCIONAL. Ou seja, quando uma variável cresce e faz com que outra variável também cresça, dizemos que são variáveis diretamente proporcionais. Quando acontece o inverso, ou seja, quando uma variável cresce e faz com que outra variável diminua, chamamos isso de inversamente proporcional.
E é exatamente isso que vemos quando o FLAMENGO VENCE. As notícias, os comentários, os posts na internet (facebook; instagram; comentários nas notícias dos sites...), tudo diminui. O número de comentários (dos rubro-negros e dos anti) diminuem sensivelmente, e nem precisamos de estudo estatístico para perceber isso.
Nem mesmo uma vitória na principal competição do continente tem o poder de mudar isso. Pelo contrário, os poucos comentários que se seguem conseguem falar mais a respeito da fragilidade do adversário que dos méritos do Flamengo. Afinal, o San Lorenzo é um timinho argentino qualquer que estava sem jogar oficialmente há “trocentos” dias. Portanto, presa fácil para qualquer time.
Mas, esse “argumento” só serve para os jogos do Flamengo. Pois os também argentinos Godoy Cruz e Atlético Tucumán, milagrosamente, não sofriam dos mesmos males do San Lorenzo. Por isso conseguiram não apenas não serem goleados como empataram seus jogos contra Atlético/MG e Palmeiras, respectivamente.
E, mesmo quando mudamos o parâmetro, as coisas continuam como sempre. E que parâmetro é esse?? O desempenho do time nos últimos 7 meses.
Depois da estreia do Diego, no dia 21/08/2016, o Flamengo disputou um total de 33 jogos (18 pelo Brasileirão/2016; 4 pela Sulamericana; 7 pelo Carioca/2017, 3 pela Primeira Liga/2017 e 1 jogo pela Libertadores/2017). Foram apenas 3 derrotas em jogos oficiais desde então: Internacional; Figueirense e Palestino (os dois últimos pela Sulamericana).
O time não sabe o que é perder em jogos oficiais desde OUTUBRO; está com 11 jogos em 2017, sendo 9 vitórias e 2 empates. E o que isso significa?? Significa cada vez mais silêncio na Internet, cada vez mais gente incomodada com as vitórias do Mengão, inclusive torcedores do próprio time.
O quê??!! Como assim??!! Torcedores do Flamengo incomodados com as vitórias do Flamengo?? Isso existe?? Tem certeza??
Tenho absoluta certeza. Muitos e muitos torcedores do Flamengo gostam mais das próprias opiniões que do time. Ficam incomodados em não poder criticar “com total razão” as atuações do time. Pois, como ter “total razão” se o time não perde?? Como estufar o peito e dizer o famoso “EU NÃO DISSE?” se o time repetidamente termina o jogo sem ser derrotado?? A frustração, eu imagino, deve ser muito grande.
E deve ser tão grande que, quando a oportunidade supostamente aparece, eles se deliciam. Fazem comentários e mais comentários mostrando o quanto estão certos e de como é inadmissível o Flamengo jogar daquele jeito. Como é inadmissível o Flamengo perder. Como é inadmissível o Flamengo não ter goleado todos os adversários que passaram pela frente.
E é por isso que vimos milhares e milhares de postagens quando o time foi derrotado pelo Vila Nova em um amistoso de pré-temporada. Amistoso em que o time titular jogou um tempo e o time reserva jogou o outro. Jogo em que os jogadores claramente se pouparam para não correrem riscos de lesão para o restante da temporada, para os jogos que realmente eram importantes.
Povo que foi ao delírio quando o Flamengo perdeu a segunda partida consecutiva. Jogo-treino contra o portentoso Serra Macaense. Em que vários jogadores da base entraram para completar o time no segundo tempo e jogo em que, se não me engano, quase nenhum dos titulares entrou em campo. MAS ISSO NÃO IMPORTA!!!
O Flamengo não pode perder de jeito nenhum, bradaram vários. Tem que entrar com espírito vencedor até no par ou ímpar. “O time está se acostumando com as derrotas”, escreveu um ilustre ex-Vice Presidente de Marketing do clube. Absurdo dos absurdos perder um jogo (treino, diga-se de passagem) para o Serra Macaense. Absurdo dos absurdos perder um amistoso de pré-temporada para o Vila Nova. Tá tudo errado!!! Nada presta!! Tirem esses jogadores e esse técnico daí!!!
O problema dessas pessoas é que o relógio anda, as horas, os dias, as semanas e os meses passam. E a estatística verdadeira (a de jogos oficiais), aquela que realmente vale alguma coisa, é amplamente favorável ao Flamengo.
Só que aí vem outros questionamentos. Jogou contra quem?? Esse adversário é muito fraco!! Esse outro adversário era pra ter sido goleado!!! Como é que pode perder nos pênaltis pro Fluminense?? Treinador não sabe escalar os jogadores para baterem os pênaltis!! Tirem ele daí!! Essas são algumas entre outras tantas idiotices que somos obrigados a ler e ouvir quando o Flamengo (time mais rico, com os melhores jogadores do mundo, com estádio para 100 mil pessoas lotado em todos os jogos, sem dívidas e sem adversários à altura) tem qualquer mínimo revés.
Em fim, quando o Flamengo vence, os “arautos do apocalipse” encontram as mais incríveis desculpas para o nosso sucesso: time adversário fraco; não estavam nas melhores condições; se fosse um time mais forte; se aquela bola não entra; poderíamos ter perdido naquela substituição; deveríamos ter goleado; fulano não pode vestir a camisa do Flamengo; etc... Ficam SEMPRE confabulando teorias para minimizar as vitórias do time.
Mas, quando o time perde, é puro deleite. As palavras (escritas e orais) saem com uma facilidade impressionante. Os “arautos do apocalipse” mostram por A mais B que estavam totalmente certos quando criticaram. Ficam entusiasmados com as próprias palavras ou com a ressonância que eles têm em todos os lugares. Ficam lendo as opiniões de outros “arautos” nas mais diversas páginas de Esportes ou em que o tema seja o Flamengo. Chegam ao cúmulo de retuitar, compartilhar no Facebook ou mesmo “copiar e colar” nas diversas mídias as opiniões de pessoas que pensam exatamente como eles. É um júbilo incomensurável quando isso acontece.
Entretanto, esse ‘prazer’ vem sendo negligenciado pelo Flamengo. Afinal de contas, desde outubro que os arautos não têm uma derrota rubro-negra em jogos oficiais para terem “total razão” nos comentários e reclamações. Afinal, é um absurdo que A, B e C ainda estejam no Flamengo. É um absurdo que o jogador X não seja titular e que o outro (na opinião dele) inútil seja titular ou tenha renovado o contrato. ISSO NÃO PODE ACONTECER!! Afinal, eu quero ter razão; não quero que o time vença assim.
E esse comportamento seria totalmente aceitável se viesse de um torcedor da torcida Arco-íris. Mas, não. Esse comportamento é bastante comum entre torcedores do Flamengo. Afinal, não adianta o time vencer; o time tem que vencer DO MEU JEITO; COM A MINHA ESCALAÇÃO; COM O ESQUEMA TÁTICO QUE EU ACHO IDEAL!!
O problema é que o Flamengo não pode contratar, ao mesmo tempo, 40 milhões de treinadores. Não é possível jogar com as mais de 10 “escalações ideais“ encontradas internet afora. Então, o que vai acontecer?? Simples, teremos sempre um monte de gente incomodada e torcendo para que o Flamengo perca para dizer o famoso: EU TINHA RAZÃO, e vocês não quiseram me ouvir.
Será que isso vai mudar algum dia?? Sei não...

SRN a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.