terça-feira, 28 de abril de 2015

Análise do elenco rubronegro para o Brasileirão


Meus Amigos Rubronegros, vou começar a minha análise enumerando um a um os jogadores que estão hoje a disposição do treinador LUXEMBURGO e, constam na relação do site oficial do FLAMENGO fazendo um breve comentários sobre eles, individualmente, posição por posição, jogador por jogador.

Goleiros

- PAULO VICTOR (1,87m - 28 anos), um jogador que conseguiu evoluir, apesar de estar na reserva eterna do FELIPE e, hoje é muito mais efetivo do que ele foi. Em muitos jogos ele se destaca com importantes e difíceis defesas devido ao nosso sistema defensivo não estar ainda definido e tendo mudanças constantes devido a lesões. É titular com mérito! Estão cogitando ele pra seleção, seria bom uma convocação para que ele se valorizasse para uma futura venda mas, eu não o indicaria pra seleção. Acho que ele falha um pouco nas saídas de bola pelo alto, precisa melhorar nesse fundamento.
- CESAR (1,94m - 23 anos), defendi a escalação dele desde o carioca do ano passado para ir dando experiência e, ainda acho que se ele tiver chance pode até "tomar a posição" do PV num futuro próximo, acho-o muito seguro e com todos os fundamentos para a posição. O CESAR é uma garantia para se dizer que o FLAMENGO está bem servido na posição de goleiro por muitos anos.
- DANIEL (20 anos) e - THIAGO (18 anos), são muito elogiados e tudo indica que serão bons profissionais e goleiros da melhor qualidade.

Lateral direito

- PARÁ ( 1,73m - 29 anos), é o único lateral direito que consta na relação, ambidestro e polivalente (joga também na lateral esquerda e como volante), tem muita disposição e velocidade em campo, é um jogador esforçado embora não tenha muita qualidade técnica. Típico jogador bom reserva, que dá conta do recado tanto defendendo como apoiando o ataque mas, a sua limitação técnica não o indica pra titular do FLAMENGO.
Gostaria muito de ver o Stefan MEDINA(23 anos, hoje no Monterrey do México) jogando nessa posição no FLAMENGO, aceitaria o KAIKE do Cruzeiro, como também o LUCAS(Palmeiras) que era do Botafogo mas, o FLAMENGO "vacilou" e não investiu nesses jogadores, achando que o LEO MOURA seria "imortal". Investir no MEDINA é ainda a melhor dica para o FLAMENGO, o garoto tem só 23 anos e é um craque polivalente, com ele o FLAMENGO só iria lucrar em todos os sentidos!
- RONALDO, é um sub-20 que em 2 a 3 anos pode reunir condições de entrar no time mas, não está pronto ainda. E a não ser que continuemos a improvisar o LUIZ ANTONIO ou o PICO um jogo ou outro, não temos mais ninguém pra essa posição.

Lateral esquerdo

- PICO (1,69m - 26 anos), é um jogador de mais recursos que o PARÁ mas, de um emocional inconstante e com tendência a subir muito no apoio, deixando um espaço nas costas que nossos adversários aproveitam para contra-atacar por lá e, isso também acontece quando ele é deslocado para o lado direito. Talvez ele seja mais aproveitado se jogar como volante pela esquerda, é algo a se treinar, já que ele tem um bom passe e um bom chute. Assim como o PARÁ, é baixinho, não o considero um titular absoluto na lateral esquerda, muito embora seja o mais indicado no momento.
- THALYSSON, um jogador que veio do ASA de Arapiraca/AL, onde era reserva, não tem a mínima condição de ser jogador do FLAMENGO, nem reserva. Não vi nada nele a não ser a vontade de querer ser um jogador de futebol de verdade e no FLAMENGO, mais nada.
- ARMERO (1,74m -28 anos), jogador de seleção colombiana onde é titular, experiente, já jogou por vários times mas, nunca se firmou em nenhum, não sei porque. Ele foi contratado pra ser titular no FLAMENGO e espero que ele se dê bem, se entrose com os companheiros em pouco tempo, assuma a titularidade e jogue bola pra agradar a torcida.
Todos sabem que a minha preferencia pra essa posição é o - ALEX TELLES, e, assim que o FLAMENGO puder repatriá-lo, deve fazê-lo, independentemente de ter ou não o ARMERO ou o PICO no elenco.
- JORGE, é um dos destaques do time sub-20 e podemos afirmar que já está quase pronto pra assumir a reserva do ARMERO ou do PICO. Jogador pra se firmar no time do FLAMENGO dentro de uns 2 anos.

Zagueiros

- WALLACE (1,84m - 27 anos), é um bom zagueiro, com bons fundamentos, bom caráter que merece o respeito de todos os flamenguistas, tanto que fez por merecer a tarja de capitão. Dedicado e responsável,titular que rende melhor quando joga pelo lado direito e, não reclama quando é deslocado para a esquerda, devido a lesões constantes do SAMIR e da falta de um zagueiro esquerdo em condições de assumir e dar conta desse lado.
- BRESSAN (1,85m - 22 anos), jogador jovem e que tem muito que aprender mas, se tiver uma boa proteção a frente, domina a bola e tenta sair jogando mas, na maioria das vezes está saindo a base de chutões, não é um zagueiro totalmente pronto pra ser titular no time agora e não sei se futuramente vai ser "aquele zagueiro", pois não é de chegar junto, impor respeito e intimidar os atacantes, é "muito educado" pra jogar na defesa, daqueles que "pedem licença" aos atacantes pra lhes tomar a bola, não gosto desse tipo de beque!
- MARCELO (1,86m - 23 anos), pode vir a ser melhor jogador que o BRESSAN mas peca pela afobação, veio pro Flamengo como o "novo DEDÉ" e ainda está muito longe disso. Não tem condições de ser titular agora, futuramente, talvez mais calmo venha a jogar melhor, bom reserva por enquanto.
- SAMIR (1,88m - 20 anos), tido como um zagueiro até pra figurar futuramente na seleção, até agora não conseguiu fazer uma boa sequencia de jogos, se lesionando com frequência. Tem todos os fundamentos e qualidade técnica pra crescer e ser titular do time. É uma unanimidade entre os torcedores que sempre o elogiaram desde a base.
Hoje é uma incógnita, será que vai se recuperar fisicamente e assumir a titularidade? - Não sei afirmar.
- FRAUCHES (1,85m - 22 anos), foi como capitão do time de juniores que foi campeão da Copinha e destaque do time em 2011. Convocado paras as seleções de base sub-18 e sub-20 e depois foi incorporado ao elenco do time principal em 2012, mas até hoje não se firmou e nem conseguiu a titularidade. Zagueiro de boa condição técnica e bons fundamentos, o que lhe falta é a confiança em si pra convencer a comissão técnica a ser escalado no time.
Acho que nessa posição o FLAMENGO precisa fazer uma contratação e eu já tinha sugerido 2 nomes anteriormente: - o Sebastian COATES (1,95m - 24 anos) e o - LEANDRO ALMEIDA(1,88m - 28 anos).
Temos ainda o Rafael DUMAS, capitão do time sub-20 que pode em um futuro próximo fazer parte do elenco profissional. É um excelente jogador, zagueiro de chamar atenção pela sua boa saída de bola, bom domínio, qualidade técnica e fundamentos.

Volantes

- CÁCERES (1,86m - 30 anos), cabeça de área de muito vigor físico e disposição que o faz um excelente marcador e protetor dos zagueiros. Com ele em campo dificilmente o FLAMENGO é derrotado ou toma gol. Titular absoluto nessa posição, bom cabeceador, se posiciona bem e funciona também como um terceiro zagueiro. Muitas vezes se sacrifica, entrando de primeira para que a bola seja ganha por um zagueiro que está por trás dele na cobertura. Sempre convocado para a seleção paraguaia, que várias vezes o "devolve" lesionado. Ultimamente tem sido preterido pelo LUXA, mas ele só poderia ser reserva se o FLAMENGO contratasse o FELIPE MELO que é um jogador pra vir e assumir até o posto de capitão e ser ídolo da torcida.
- CANTEROS (1,76m - 26 anos), é um volante de marcação e apoio de muita qualidade. É um dos jogadores mais importantes do elenco atual do FLAMENGO e titular absoluto jogando de 2º volante pela direita e até mesmo como um meia de criação mais avançado. Foi uma das contratações mais acertadas, junto com o CIRINO, feita por essa nova diretoria. Jogador sério e muito responsável, um líder e exemplo em campo. O FLAMENGO ficou com o meio de campo "equilibrado" com a chegada dele ao time.
- MARCIO ARAUJO, como vocês já sabem, não vejo a hora de se contratar um meia de qualidade(DIEGO RIBAS, por exemplo) para que nos livremos de uma vez por todas desse jogador negativo, desinteressado e que "estraga" o time quando entra pra ficar parado no meio de campo, sendo um verdadeiro "homem a menos" no time na maioria dos jogos.
- JONAS (1,80M - 23 anos), é um jogador que agradou de primeira a torcida por seu espírito combativo de marcador implacável, tem bons fundamentos, bom posicionamento e uma boa qualidade técnica, só peca pela seu exagero de força que coloca nas divididas e alguma violência, que pode ser controlada com orientações constantes do treinador e da comissão técnica. É um jogador ainda a ser "lapidado", uma "joia bruta". Hoje eu entraria em campo com uma linha de 3 no meio com CANTEROS(direita) - CÁCERES(centro) e - JONAS(esquerda) numa formação 4-3-3. Isso daria muita proteção à nossa defesa!
- LUIZ ANTONIO (1,84m - 24 anos), como eu já falei inúmeras vezes aqui, ele rende melhor quando é escalado como um meia direita, mas estão tratando-o como um "coringa", deslocando-o para a cabeça de área, lateral direita, volante pela esquerda, tratando-o como um polivalente, coisa que ele não é, pois, não marca bem. Hoje no máximo ele seria um bom reserva para o CANTEROS, ou uma "moeda de troca", na minha opinião.

Armadores

- EVERTON (26 anos), é um meia atacante que atua e rende bem pelo lado esquerdo, pela velocidade, bom drible e apoio ao ataque chegando a área e, também pela cobertura e marcação da saída de bola do adversário pelo lado direito deles, podemos dizer que é um dos mais efetivos e importantes titulares do time. Com ele em campo o FLAMENGO é mais perigoso quando ataca e fica mais fácil se fazer gol no time adversário. Hoje, a melhor linha de 3 no ataque é formada por: - PAULINHO (direita) - CIRINO (revezando pelos lados e chegando na área pra finalizar) e - EVERTON (entrando pela esquerda).
- MUGNI (1,82m - 22 anos) Ele é um cara tímido, imaturo e inseguro, e por conta disso ele está se livrando da bola de imediato não tentando fazer uma jogada própria, com medo de errar pra não levar esporro do LUXA, mas é muito mais jogador e tem mais qualidade técnica e fundamentos do que o 19, além de marcar e roubar bolas, coisa que o 19 não faz!  O MUGNI já teve uma boa atuação e fez 2 gols numa partida mas, ao invés de ser mantido no time, foi punido e passou mais de 1 mês sem entrar pra jogar, e isso lhe tirou a confiança. Vamos ver se jogando mais atrás como volante como quer o LUXA ele possa ser mais útil, render para o time e ganhar a confiança dele próprio e do treinador. 
- ARTHUR MAIA (22 anos), tem um aproveitamento razoável quando bate escanteios ou faltas para a área, ou seja, chutar "bolas paradas". Com a bola em movimento, ele de posse dela parte pra cima, mas na maioria das vezes não consegue driblar nem o primeiro marcador e, no corpo a corpo sempre perde a bola e erra passes que as vezes se transforma em contra-ataque do time adversário. Ele se mostra taticamente "perdido" em campo, se posiciona mal, "embolando" e tirando espaços dos companheiros, além de não ter um bom porte físico, no corpo a corpo sempre perde a bola e praticamente todas as divididas, marca mal (nas raras vezes em que volta pra marcar) e chegando atrasado pra tirar a bola de posse do adversário com carrinhos mal sucedidos. É o típico jogador de várzea. Tem condições de melhorar? - Gostaria de acreditar nisso!
- ALMIR (32 anos),  "quebra um galho", melhor que o Maia que é um individualista, pois, tem muito mais noção de posicionamento e é mais participativo mas, não resolve o problema e não é o jogador de criação que o FLAMENGO precisa.

Atacantes

- MARCELO CIRINO(1,82m - 23 anos), foi a contratação mais comentada que o FLAMENGO fez ultimamente e talvez tenha sido a mais importante. O CIRINO é um atacante que tem como característica jogar pelos lados, usando a sua velocidade e entrar pelo meio pra tabelar dar o passe para o gol ou mesmo finalizar com bastante acerto e potência. Jogador muito disputado por vários outros clubes que escolheu vir para o FLAMENGO, e com isso ganhou a simpatia de todos os rubronegros. Como ele é mais um segundo atacante, também está sendo treinado para ser um centroavante e goleador mas, se contratarmos um bom centroavante ele fará um dupla bastante efetiva, difícil de ser marcada, e perigosa. É titular absoluto e um dos mais importantes e queridos jogadores do nosso elenco.
- GABRIEL(25 anos), é um meia/atacante que tem velocidade e bom drible mas, peca por não ter um bom físico e ter um chute fraco. Se for melhorando a parte física de modo a ganhar as divididas e no corpo a corpo, e tendo mais potência no chute, será muito mais útil do que é atualmente.
- ALECSANDRO(34 anos) é um atacante que tem boa finalização e bom cabeceador mas, nunca se firmou como titular nos clubes que defendeu. Tem utilidade no sentido de ser um centroavante, um homem de referencia na área e na defesa em bolas paradas cobradas pelo alto. Não tem condições de ser titular e nem de jogar mais os 90 minutos e tudo indica está perto da aposentadoria.
- EDUARDO SILVA(1,77m - 32 anos), é um segundo atacante que tem como maior característica entrar na área para receber o passe final e finalizar para o gol com muita qualidade, raramente erra um chute ou cabeçada pro gol dentro da área. Pena que não tem mais o arranque e a velocidade (devido a lesões) que fizeram dele um dos atacantes mais perigosos do mundo, mas o bom domínio de bola, o posicionamento e a sua qualidade técnica faz com que seja até obrigatória a sua escalação, pelo menos no segundo tempo para jogar os 45 minutos e, como o seu número já o identifica, é um jogador de 45 minutos (EDUARDO 45)!
- PAULINHO(26 anos), é um atacante que joga bem pelo lado direito, como um verdadeiro ponteiro direito. A sua maior característica é a velocidade que junto com a sua garra, o fazem um jogador perigoso. Hoje ele seria titular do FLAMENGO em uma linha de ataque de 3 jogadores junto ao CIRINO e o EVERTON, que todos os rubronegros aprovam sem restrição.
- NIXON(22 anos), Um atacante que pode jogar como centroavante ou segundo atacante. Tem boa velocidade, drible razoável (principalmente em velocidade) e boa presença na área, apesar de ter alguma limitação técnica. É um bom reserva que pode ser utilizado no segundo tempo para dar mais velocidade ao ataque do FLAMENGO. Não está ainda pronto pra ser titular, mas tem a sua utilidade.
  
Essa é minha análise sobre o elenco do time principal do FLAMENGO, de acordo com a relação postada no site oficial do clube. Junto a eles eu gostaria de comentar sobre os 4 juniores que treinam com o elenco:

- JAJÁ, é um meia armador de muita qualidade que poderia já estar entrando no time titular em jogos amistosos e no final de partidas com o placar já definido em favor do FLAMENGO. Tem bom condicionamento físico, bom drible, chute forte e certo e está sendo treinado e vem jogando algumas partidas como volante e até cabeça de área e em todas essas posições tem se destacado no time, mostrando ser um jogador polivalente e que tem mais condições de ser titular que alguns meias( - Marcio Araujo, Arthur Maia, Almir etc.). Acredito no futebol desse garoto que eu considero o maior destaque do time sub-20! 
- DOUGLAS BAGGIO, é um centroavante baixo que tem muito domínio de bola e boa finalização que o faz hoje o artilheiro do time. Não sei se ele terá condições de num futuro próximo vestir a nº 9 do time titular e se destacar com ela como o faz no sub-20 mas, não se pode negar a sua qualidade técnica. Dizem que está sendo pretendido por um time grande europeu, se for por um bom valor (acima de 10 milhões), aprovo a sua venda!
- JORGE (foto na seção de lateral esquerdo, acima) um lateral esquerdo de muita qualidade técnica, bom posicionamento na defesa e no apoio ao ataque , e isso lhe rendeu a convocação para a seleção sub-20 com muito mérito. Talvez deva ser o nosso futuro lateral esquerdo titular, tem potencial para isso, mas deve ser lançado aos poucos nesses 2 próximos anos para que venha a se adaptar a jogar no time titular. Isso se não contratarem o ALEX TELLES!
- MATHEUS SÁVIO, é um meia atacante que promete ser um jogador de muita qualidade. Tem drible fácil, bom chute e carrega a bola com certa facilidade, assim como dá bons passes e sabe se deslocar no espaço vazio pra receber a bola sem marcação. Jogador de futuro embora eu ainda o ache "verde" pra jogar no time principal, mas deve ser uma figura constante nos treinos para ir se acostumando com os companheiros.
Tambem quero destacar o zagueiro e capitão do time sub-20, o RAFAEL DUMAS que tem tudo pra vir a ser um jogador do time principal do FLAMENGO no futuro! 

 Não suporto mais ver o time do FLAMENGO com jogadores "refugos", "bichados", "velhos" e sem condições físicas que só tem o nome, e "jogados fora" por outros clubes (sem gastos , vindos só pelo salário), além de jogadores oriundos de times de série B, C e D ou de nenhuma série do brasileiro, ou ainda de estrangeiros de clubes sem expressão e só com um pequeno destaque mostrado em um DVD (muitas vezes editados). Desse jeito não se faz um time forte, competitivo,  e temido pelos adversários.
Contratar para "compor elenco", jogadores como "apostas", de 10 se tira 1 que dá algum retorno. O elenco tem que ser composto com os jogadores oriundos da nossa base que hoje em dia vemos desprezada e relegada a um segundo plano (não aproveitar no time principal, pois, tem que colocar na nossa "vitrine" as "apostas" e emprestar para qualquer time, desmotivando o jogador)! Já basta de jogadores de várzea que foram contratados.
O time de futebol do FLAMENGO, como está sendo tratado atualmente pelos nossos sérios dirigentes (diga-se de passagem), tende a ser desacreditado pela torcida, imprensa e adversários que o vêem como um time fraco, fácil de ser derrotado, apequenado por estar sendo formado por jogadores (a maioria), medíocres, medianos, desinteressados, irresponsáveis em campo e desmotivados para lutar pelas vitórias por reconhecer que a maioria dos seus companheiros não deveriam estar vestindo o nosso Manto Sagrado. Fazendo isso só conseguimos mais despesas na folha de pagamentos e "inchar" ainda mais o elenco que ainda tem vários inúteis.
Isso faz com que nós não tenhamos forças em campo pra suplantar times até medianos e fracos mas, com muita vontade de ganhar e disposição durante os 90 minutos de jogo e, de nos vencer e nos desclassificar de competições que realmente repercutem no Brasil, no continente e no mundo. Quando isso acontece, o FLAMENGO perde dinheiro, tem prejuízos até no PST que vemos diminuir dia a dia, e ser ultrapassado por times que não tem nem 1/5 da nossa torcida, como o São Paulo o fez ultimamente.

Muito mais poderíamos dizer aqui sobre esse assunto e ninguém pode negar que: 

Contratar jogadores de qualidade comprovada não é despesa, é investimento!"

domingo, 19 de abril de 2015

É preciso competência para vencer


Amigos conversantes e espiantes, estou subindo esta coluna para não deixar a ilustração sobre o Márcio Araújo como uma má profecia realizada. Não é um “pós jogo”. É um “pós campeonato” para nós. Hora de juntar os cacos e fazer algumas reflexões.

1.    Passamos a semana ouvindo vascaínos dizendo que o Flamengo era sempre beneficiado e que isso ia se repetir neste jogo. Embarcou nessa onda a imprensa, a torcida e o resultado está aí. O árbitro inverteu faltas, escanteios, marcou um pênalti inexistente, poderia ter marcado um no Pará, não deu cartão amarelo para o jogador que fez exatamente o que o Alecsandro fez outro dia (ir comemorar com a torcida) – seria o segundo e logicamente resultaria na expulsão do atacante vascaíno, e por ironia, também não expulsou o jogador que escalou as costas do Pico, levantando a perna da mesma forma que o Jonas, que foi o “motivo” do chororô vascaíno. Perdemos por conta da arbitragem? Não! Perdemos porque não tivemos competência para vencer o fraco time do Vasco, e porque não conseguimos superar a arbitragem viciada e amolecida por uma semana (ou um ano) de propaganda “preventiva”.

2.    Este espaço rubronegro tem muitas opiniões diferentes entre seus frequentadores e apenas uma unanimidade: Márcio Araújo. Cansamos de dizer que este jogador não tem condições de vestir a camisa rubronegra. Profeticamente, vários escreveram aqui sobre o perigo de contar com um jogador como ele em um jogo decisivo, capaz de fazer uma presepada como a de hoje, entregando uma bola de bandeja para iniciar o contrataque que gerou o ilegítimo gol cruzmaltino. E depois ainda tentou repetir a jogada, nas duas vezes criando uma situação onde a nossa defesa foi pega desprevenida, pois o time estava indo para a frente. Eu mesmo cheguei a pensar se estávamos exagerando. Quis o destino que comprovássemos, justamente em um jogo valendo a ida para a final, que estávamos certos. Cheguei a ler em outros espaços rubronegros que ele estava jogando bem e até que era “peça importante no esquema do Luxa”. Peça fundamental é o cacete! Jogador medíocre, que nunca teve espaços nos outros times por onde passou, e que só mesmo na cabeça obtusa do Luxemburgo poderia ter a titularidade do tipo “Caramujo e mais 10”. Que me desculpe o profissional Marcio Araújo, mas o jogador Maraújo é muito ruim. E provou isso neste jogo.

3.    O Vasco não mereceu a classificação. Mas o Flamengo também não. Entrar com Cirino e Everton para depois tirar os dois de uma vez foi o cúmulo do desespero. Ali terminamos de “não vencer o jogo”. Ali a genialidade do técnico foi comprovada como uma grande farsa. O Luxa começou bem o ano e mesmo com os desfalques podia ter inventado mesmo e parado com essa história de 3 volantes, de times sem meias e de inventar jogador em posições onde eles nunca jogaram. Time versátil é o cacete também! O ataque parou de funcionar e ficou assim por 3 jogos. Quem não faz gol não vence as partidas. Como dissemos em outra coluna, o medo de perder tira a vontade de vencer. O Luxemburgo jogou o time na retranca, e jogou contra os times grande com a mesma covardia que vimos em jogos contra pequenos.

4.    Não queria que o Luxemburgo fosse embora ... até o fim do jogo de hoje. Para armar o time desse jeito, bota o Jaime de Almeida mesmo. Pelo menos ele é humilde e não sai dando declarações na imprensa e arrumando ideia com a máfia da Federação. Claro que isso não quer dizer que sou a favor da mordaça. Mas uma coisa é verdade: Se o Flamengo assinou o regulamento, incluindo a limitação de inscrição de jogadores, ficar reclamando pela imprensa tem efeito zero. Depois de punido (injustamente, claro) ele ainda foi alimentar o mimimi sobre o assunto. Acabou suspenso dois jogos decisivos e naquele momento fez falta uma voz ao lado do campo. Tudo isso me parece motivado por uma vaidade imensa e não por uma defesa de um bom campeonato. Que aliás não é função dele. Que deixe para os dirigentes este tipo de crítica e se limite ao trabalho dentro do campo. Uma verdade se impôs: O orgulho do Luxa continua o mesmo, a soberba parecia estar presente quando o time se comportava como se o  gol fosse surgir a qualquer momento. Aqui em São Paulo estão dando como certa a contratação dele pela Bambilândia. No começo achei uma sacanagem. E é. Mas se for verdade, vai com Deus e vamos aproveitar que temos algum tempo até o início  do Brasileiro para recomeçar um trabalho que se anunciava como promissor, mas que não teve competência para vencer um campeonato de times fraquíssimos. A torcida fez a sua parte. Sou capaz de dizer que até a diretoria fez a sua parte. Não culpo os jogadores simplesmente, porque eles são o que temos para o momento e suas limitações são conhecidas. Dizem que errar é humano, mas encontrar um culpado é divino! Para mim o culpado foi o Luxa. E a continuarmos com este esquema medroso e sem meio campo, recheado de volantes e baseado em chutões para a frente, vamos passar sufoco até contra o Salgueiro de Pernambuco. E olhe que temos uma chave com pelo menos mais duas fases absolutamente fáceis nesta Copa do Brasil. Que pelo menos nessa Copa possamos manter as esperanças.

Finalizando, perder faz parte do jogo, não podemos ficar chorando erros de arbitragens, porque eles acontecem para os dois lados e mesmo que a arbitragem seja venal, como acredito que foi neste último jogo, precisamos ter a competência para vencer o adversário, a torcida contrária e até mesmo uma arbitragem safada. O que não faz parte do jogo é jogar pelo empate, é abdicar de fazer gols e de vencer uma partida.

Que o melhor para o Flamengo aconteça, porque nós estaremos aqui, na vitória ou na derrota, sempre apoiando o time, mas nos sentindo com direito de espinafrarmos qualquer vestígio de medo, omissão ou covardia.

Mengão, sempre estaremos contigo. Que as lições dos dois jogos contra o Vasco sejam aprendidas e gerem alguma reflexão sobre os erros cometidos. E que o time da Série B saia vitorioso, pois o campeonato inteiro foi de série B mesmo.

Saudações Rubronegras!

Prefácio do Jogo do Urubu contra o Carcará: Apenas uma coisa pode ser dita neste momento. Que o time do Flamengo honre a sua torcida que comparecerá ao campo, que compareceu para o treino, que o recebeu em Juazeiro, e que estará assistindo em todo o Brasil. E hontar a sua torcida é jogar pra frente, com alegria e disposição de fazer muitos gols. Isso é Flamengo!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Os desafetos nossos de cada dia

(por Roni Pedra de Guaratiba, Juberto Pereira, Elias da Costa e Silva, Rodrigo Roecker e Douglas Galvão)

Amigos do Conversa Flamenga, confesso que acho polêmico fazer uma coluna em que os colunistas descem o sarrafo em alguns jogadores do nosso time, justamente na semana de uma semifinal que vale o título mais importante do semestre. Mas o fato é que essa era a vontade dos nossos “conversantes” e eu, que tenho juízo, obedeço. Mas como disse um deles em uma das colunas anteriores, o momento é esse mesmo, porque depois de empatarmos com o Botafogo na artilharia, estamos a dois jogos sem marcar, ou seja, esse time precisa ser ajustado não só para vencer o Estadual como para fazer bonito na Copa do Brasil e no Brasileirão. E mesmo com os desfalques que tivemos, temos algumas peças que podem comprometer o ano inteiro. Em uma rápida pesquisa, os jogadores mais contestados são o Alecsandro, o Luis Antonio, o Duda 45 (Eduardo da Silva, o homem que só joga 45 minutos), O Mugni, o Maia e o clássico Marcio Araújo, o único que será titular eternamente. Vamos ver o que nossos conversantes tem a dizer sobre eles e para supresa geral, as críticas foram até menores do que eu imaginava.

Fala, Roni: - “Sei que muitos dos que por aqui passam para "espiar" o Conversa Flamenga pensam que eu estou "viajando (ou que estou mesmo GAGarin!!- By Ex -  URSS!) no espaço" com esse papo de sempre saudar a Galera Espiante, e antes que pensem que o Victão, o mantenedor do Conversa não tem juízo por não moderar as bobagens que aqui posto eu devo dizer que a “Galera do Espaço Sideral" já está entre nós há vários anos e começaram a conviver conosco como donos de farmácias, pois eu lembro bem de quando eu era garoto,lá no bairro do Méier-RJ, eu ouvia a galera adulta falar que "daria um pulo na farmácia para comprar uma "camisa de Vênus"! Será que só aonde eu morava é que havia seres disfarçados de donos de farmácia? 
Bem, em relação aos jogadores do elenco do Flamengo que não deveriam estar,pelo menos como titulares, no elenco eu cito os seguintes "possantes":
Eduardo da Silva: Jogador com sérios problemas físicos, sem explosão, arranque, velocidade. No futebol praticado hoje não basta ter técnica, infelizmente!
Alecsandro: Lento, sem mobilidade, velocidade, me parece estar bem acima do peso ideal ou então implantou silicone na região glútea, pois está com uma busunfa de dar inveja ao maninho(a) Richarlyson, e por onde passou sempre foi reserva e só no Flamengo é que ganhou status de titular!
Luiz Gato Net e outras Falcatruas: Apesar de não ter juízo e também não ter um pai com juízo, é bom jogador e como o Flamengo renovou o seu contrato por dois anos, se não me engano,temos que continuar com ele, por ser como disse antes bom jogador e para que possamos passar o seu passe adiante e se possível com lucro!
Lucas Mugni,"O Afilhado" do Jubertão de Klevar!!! Gostei muito dessa última partida em que ele atuou até os dez minutos do segundo tempo e acredito que não deveria ter sido substituído pois estava ajudando bem na marcação, efetuando bons passes e levando perigo ao gol adversário em suas conclusões!
Arthur M......a ! -( Em respeito ao Grande Mestre Douglas Galvão) : Começou deixando alguma esperança mas como não joga  mais de um mês e meio e sem saber qual é o problema dele eu não tenho opinião formada!
Márcio Araújo: Outro que, assim como o Alecsandro, por onde passou SEMPRE foi reserva e odiado pela torcida desses clubes.Não sinto esse ódio por ele e acredito que para compor o elenco seja razoável sua presença!”

Já o nosso Juberto Pereira também gosta do Luiz Antonio. Vejam o que ele diz: A defesa que faço do “DELA” (Desafeto Luis Antonio) não decorre só de causas sociais, mas por entender que o jogador tem um grande potencial para ajudar o FLAMENGO, e pode ser objeto de uma grande negociação. O caso policial não envolve só o jogador, mas seu pai e um policial, o que comprova que o Processinho pode ter sido vitima desses terceiros.
Notemos que o jogador não trás esses problemas para o campo, onde humildemente ajuda o time em todos os setores. Ademais, nota-se que o jogador por muitas vezes prefere fazer a assistência do que tentar fazer o gol, o que sinaliza uma boa personalidade. Já o Maraújo nunca foi bom de títulos. Naufragamos várias vezes com o jogador à frente da zaga, e por incrível que pareça, o Luxemburgo o trata como uma joia, o titularizando. Entendo que o perigo futuro nos grande jogos com esse jogador é iminente. Ademais, em vez de deixar o Caramujo como titular, deveria o treinador manter o Cáceres que é jogador de seleção. Assim, amigos, fecho meus parágrafos com duas frases:
- Fica LA que tem futuro;
- Vaza Araújo, o que vai possibilitar um time mais forte!
Quanto ao Mugni, é craque e deve ser o nosso 10”

E o Elias fala sobre Luis Antonio e o Mugni: “O LA, pela palhaçada que fez, ao processar o Clube, reivindicando coisas absurdas, num gesto covarde contra quem sempre o acolheu, tendo sido afastado do grupo de profissionais e após ver que não daria em nada, retirar o mesmo da Justiça e ser reintegrado ao grupo, pelos Blues. Acho que ele não merecia essa reintegração e teria que ser mandado embora. Lembro-me de 2 ou 3 partidas boas dele, que quando entra, nada ou quase nada acrescenta ao time, a não ser, igualmente em 2 ou três partidas, no início dessa temporada. É um jogador desvalorizado, também pelo comportamento fora das 4 linhas, tendo envolvimento com milicianos, até com registro policial de "tombo em seguradora". É enrolado demais e não honra o nome do Clube que defende. POR MIM, VAZA !!! 
Quanto ao "filho argentino" do Bebeto, que meia é esse que liga NADA A NINGUÉM, OU A COISA NENHUMA ??? Até que ensaiou alguma coisa contra o Nova Iguaçu  e depois caiu na mesmice de sempre, nada criando ou acrescentando à equipe. Deve ganhar quase 200 pratas por mês pra NADA !!! Às vezes me iludo até com o nome de certos jogadores, que impressionam mesmo !!! Lembram-se do Christian  BORJA ??? Nome imponente, né ??? Mas de futebol sem vergonha, indecente  !!! Biancucci, primo do Messi, Frickson Erazzo ... MEU DEUS DO CÉU !!!  Que tristeza ... e agora esse LUCAS MUGNI ... MISERICÓRDIA, SENHOR !!!  BEM,  era isso !!!”

Do sul, vem a opinião firme sobre o Alecsandro, pelo Rodrigo Roecker: “Atacante que tem uma ESTRELA enorme, isso não posso discordar, porém é um atacante que vejo tirar o pé das divididas mais fortes, atacante que normalmente só aparece comemorando seus gols, aliás, vive inventando comemorações para se promover nas redes sociais, basta dar uma olhada em seu perfil no Facebook, um atacante que se diz bom nas jogadas aéreas mas no último jogo não cabeceou uma bola ao gol, sendo que nosso time levantou umas 20 bolas ou mais na área adversária. Uma hora essa estrela e essa sorte acaba, aí sim muitos começaram a ver como esse CONE de outra maneira,já disse e repito mil vezes que o mesmo não tem vaga no meu time de pelada!!!
- A sorte é como o raio: nunca se sabe onde vai cair;
- Sorte é aquilo que não se merece;
- A sorte acaba um dia!”

E por fim o Douglas faz seu juízo final sobre o Maiadona e o Maraujo: “Meus Amigos Rubronegros, a mim coube falar sobre o ARTHUR MAIA, jogador que atualmente não tem a mínima capacidade de entrar em campo com o Manto Sagrado rubronegro. Iguais a ele tem outros que pra nossa tristeza tem a simpatia do LUXA, como o "desinteressado" Maraujo! É um a menos em campo e só tem um aproveitamento razoável quando bate escanteios ou faltas para a área, ou seja, chutar "bolas paradas". Com a bola em movimento, ele de posse dela parte pra cima mas, na maioria das vezes não consegue driblar nem o 1º marcador e, no corpo a corpo sempre perde a bola e erra passes que as vezes se transformam em contra-ataque do time adversário.
Ele se mostra taticamente "perdido" em campo, se posiciona mal, "embolando" e tirando espaços dos companheiros, além de não ter um bom porte físico, no corpo a corpo sempre perde a bola e praticamente todas as divididas, marca mal (nas raras oportunidades em que volta pra marcar) e chegando atrasado tentando tirar a bola de posse do adversário com carrinhos mal sucedidos. Nessa última partida ele estava mal posicionado (era o último homem) próximo a nossa linha de fundo e sozinho se "embaralhou" com a bola e saiu com ela pela linha de fundo, como um peladeiro de várzea. Eu falei antes aqui no Blog que ele era um típico jogador de série C e, errei na minha avaliação, vou rebaixá-lo para jogador de série D! Ele é novo(22 anos), tem muito que aprender e dependendo da sua evolução, com o tempo, pode ser reavaliado.”

Bom, para não dizer que fiquei em cima do muro, coloco também a minha opinião. Não gosto do futebol do Marcio Araújo e acho que ele ocupa uma vaga que tinha que ser de alguém mais bem dotado tecnicamente. Já fiz coluna pedindo a titularidade do Luiz Antonio, e ainda acho que ele é um bom meia direita, mas estou como o Roni, torcendo para ele render um bom dinheiro para o Flamengo. Também não gosto do futebol do Alecsandro, mas a verdade é que ele tem mesmo estrela e seria injusto não reconhecer a sua contribuição em gols para o time nesta temporada. Mas gostaria que o Flamengo tivesse uma opção mais consistente e regular para o ataque. Já desisti de esperar o Mugni se revelar e o pouco que ele jogou na última partida em que entrou foi o máximo que eu já vi ele jogar bem. Acho que ele se atrapalha sozinho e vai dar muito trabalho ensina-lo a usar a habilidade que bissextamente ele apresenta. Já no Maia eu ainda tenho esperança, e espero que estas “arrancadas” comecem a dar certo mais vezes do que tem acontecido, pois os fatos colocados pelo Douglas, infelizmente, são verdadeiros.

Finalizando esta coluna meia maluca, pois realmente é complicado costurar tantas opiniões divergentes, o que posso dizer é que é um grande prazer conviver com conversantes (e “espiantes”) que mantem a civilidade, o respeito e até a amizade mesmo, mesmo com análises tão distintas sobre os mesmos jogadores. Se você costuma ler as nossas colunas, convido-o para se manifestar nos comentários e enriquecer ainda mais o debate. Este espaço não quer dar aula de democracia para ninguém, mas mantém a sua tradição de dar voz a quem quiser se manifestar, ao contrário de uma federação que insiste em envergonhar os cariocas e seus filiados.


Ah, e o Vasco? O Vasco dessa vez nem Vice será, e se continuar se preocupando com a arbitragem e com o extra-campo, vai conseguir apenas o lugar da cachorrada no Chororô… Pra cima deles, Mengão!