sexta-feira, 5 de junho de 2015

Não tem tu (nem tutu), vai tu mesmo!


Amigos rubronegros, sei que a imprensa já está chamando de vexame (e 15 pontos disputados, apenas 1 conquistado é muito ruim mesmo), sei que tem torcedor querendo bater em jogador, pedindo raça e vergonha na cara, sei que a diretoria está sendo atacada e cada vez se repete mais a filosofia luxemburguiana de que “eles não entendem  nada de futebol”, e sei que não adianta chorar pelos pontos perdidos por conta de erros absurdos da arbitragem. Mas continuo na mesma toada: O time é esse aí, e se não vierem outros reforços, é com ele que temos que começar a ganhar jogos e sair dessa incômoda posição na tabela. Acabo de ler que o São Paulo quer 23 milhões por uma perna do Ganso. Dizem que para trazer o Elias temos que pagar uma dívida enorme do Corinthians com o time português. Vale essa grana toda? Vale colocar em risco a boa administração de dois anos e meio por conta da aflição atual?
Não acredito que Elias resolveria nosso problema. Temos sim uma deficiência defensiva que nos faz o time mais vazado do Brasileirão. Temos uma deficiência de criação que nos faz, provavelmente, o time que menos finaliza a gol nestas cinco rodadas. Mas não vai aparecer um “salvador da pátria” que resolverá nossos problemas em um passe de mágica. O time vinha mal arrumado em campo, e mesmo nas duas derrotas vi melhoras no seu desenho tático. Já disse aqui e volto a repetir, o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Perdemos todo o trabalho deste semestre, portanto vamos deixar o Cristóvão trabalhar, no pouco tempo que temos entre as partidas, e vamos ter fé que esse time vai sair dessa situação. E antes que me perguntem, já aviso logo: Não, eu não quero o Papai Joel com 5 volantes para sair da confusão! Vamos com o que temos, aguardemos o que o Guerrero vai agregar a este time e se vier um bom reforço, nossas chances até aumentam! Continuo com esperança de visitar o G4 ainda este ano, com este elenco e técnico que aí estão. Todo dia alguém é oferecido ao Flamengo e se fôssemos pela imprensa já teríamos um monte de Cadus e Elanos no time. Eu sei que é difícil de ter “muita calma nessa hora”, como disse o nosso presidente, mas sei que ele é rubronegro como eu e você, e é exatamente de calma que precisamos sim.
Algumas coisas boas, além da melhora de posicionamento que vi no time nestes dois jogos, devem ser ditas. A primeira é que mesmo sendo quase aos 40 do segundo tempo, o Marcio Araújo foi substituído. E não foi escalado como titular no Fla x Flu, só entrou no segundo jogo por conta da impossibilidade de contar com Cáceres e Canteros. Outra: Luis Antonio voltou a ser considerado como substituto do Pará. Na fase atual, é melhor tirar o Pará do que insistir com ele em campo. Mais uma: Jonas jogou muito bem, a ponto de eu ter dito durante o jogo que ele é o nosso melhor zagueiro, mesmo jogando de volante. Não pode ficar fora do time! Quando voltarem todos os volantes, que se escale ele de zagueiro, mas mantenham o Sarará no time porque ele é exatamente o que queremos ver em campo: Raça, determinação e pouco erros! E ainda: Samir voltou! É bem verdade que alguém precisa checar que chuteira ele está usando, porque ele deu mais uma escorregada fatal, mas sua superioridade sobre o Bressan é enorme. Não vou falar sobre a venda dele, porque ainda espero que o negócio não se concretize. E porque, a menos que o Cristóvão resolva efetivar o Frauches, estamos sem zagueiros para o longo campeonato.
A hora é de reagir e vencer a Chapecoense. Precisamos voltar a meter medo nos times adversários e a reclamar formalmente de tantos erros contra nós pelas arbitragens. A exceção dos jogos da FERJ, continuo não acreditando que há um complô para fazer o Flamengo ir para a segunda divisão. Mas que que está ficando muito constante e os erros tem sido capitais, nos fazendo perder pontos preciosos nesse começo difícil, isso está! O Flamengo só perde para ele mesmo, e para vencer precisamos entrar com muita vontade de ganhar e fazer a nossa parte, evitando tomar gols e fazendo tantos quantos forem necessários para vencer a partida.

Com Jorge e Jajá na seleção, Cáceres e Armero na Copa América, Nixon e Marcelo no departamento Médico, nem vou questionar a escalação do Cristóvão. Entre quem entrar, que honre o manto e consiga qualquer resultado que nos traga três pontos. O jogo é em casa e não terei vergonha nenhuma em comemorar um magro um a zero! 
Prá cima deles, Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.