sábado, 29 de julho de 2017

Dia D, hora H


Escalações prováveis
Flamengo: Diego Alves, Pará, Réver, Vaz (Juan - tomara), Trauco, Araújo, Cuéllar, Diego, Éverton Ribeiro, Everton e Guerrero

Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Clayson; Jô.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)

Nota do Editor: É o dia D e a hora H. No final deste jogo vamos saber o que o Flamengo espera desse campeonato e se podemos esperar um segundo turno emocionante a cada rodada na busca do título. A distância em pontos já está tão grande (12 pontos) que estão  dizendo que o "cheirinho" diminuiu por causa da distância do gambá, que aumentou! Se não conquistarmos os três pontos, muito provavelmente nossa luta será por vaga na Libertadores em 2018. Se vencermos, mantemos a esperança de que outros tropeços do time paulista (pelo menos duas derrotas em rodadas que o Flamengo vença) nos coloquem novamente na luta direta com eles no segundo turno. E aí jogaríamos o jogo da vida contra o líder atual em nosso campo. O jogo é dificílimo, mas a possibilidade de ganhar é real, ainda que a escalação do Zé não seja a que a torcida tanto queria, com 11 jogadores de fato em campo. O jogo também vai confrontar duas filosofias. A do Flamengo tem sido a de manter a posse de bola e com isso diminuir o perigo do adversário nos agredir. O Corinthians tem provado que sabe jogar sem a bola. Seus jogadores não se importam de ficar cercando o adversário e quando retoma a bola parte rápido e certeiro para o gol. Contra o Palmeiras, por exemplo, sofreu 18 finalizações e só fez 3. Mas o jogo terminou 2 a zero para o líder. Essa filosofia de posse de bola, nas últimas rodadas, tem sido sobrepujada (em resultados) pelos times que tem uma produtividade maior. No nosso caso, o que precisamos, além da criação de jogadas, é finalizar melhor. Chega de perder gols feitos!  Que o Guerrero faça uma grande partida e não se incomode com as vaias que vai tomar da torcida do seu ex-clube, e que a partida seja marcada por belas jogadas e não por erros individuais bizarros. A menos que sejam do adversário!


Prcimdeles, Mengão!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Dia de pescar o Peixe! Nação em Alerta!



Provável escalação do Flamengo:
Thiago, Pará, Rever, Juan e Trauco; M. Araújo, Cuéllar e Diego; Orlando Berrío, Paolo Guerrero e Everton. 

Do Santos:
Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Yuri, Vecchio, Lucas Lima, Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.


Arbitragem  
Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS) 

Nota do editor: Em tese, uma partida difícil mas com uma boa vantagem do Flamengo para garantir a classificação. O problema tem sido a facilidade com que os atacantes se infiltram na nossa defesa, agravado pela possível volta de Ricardo Oliveira, atacante perigoso e eficiente. Do nosso lado, voltam Diego e Everton, e Berrio sai como titular. Mas não podemos contar com Geuvânio e Everton Ribeiro. Esperamos que não façam falta.
Bela partida, tudo pronto para um jogão de bola. Hora do Flamengo garantir a classificação e se preparar para o jogão de domingo contra o líder do campeonato.

Prcimdeles, Mengão! 

sábado, 22 de julho de 2017

Nem coxinha nem mortadela!


Arbitragem
Braulio da Silva Machado apita, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back, todos de Santa Catarina.

Escalações, by GE

Nota do Editor: O jogo é pra vencer. Com time misto, superando eventuais erros de arbitragem, o que interessa hoje são os três pontos, se é que queremos mesmo continuar a busca pela ponta da tabela. Além de Diego, com desgaste muscular, o treinador tirou a dupla de volantes que vinha jogando, provavelmente poupando Araujo e Cuellar dos cartões amarelos, pois ambos estão pendurados e não jogariam contra o Corinthians na próxima rodada caso fossem advertidos. Uma pena para quem queria ver Rômulo e Cuellar juntos, finalmente. Juan volta à zaga e Everton Ribeiro vai tentar superar a fase de erros seguidos, e esperamos que faça uma grande partida. Dia (ou noite) que pode ser de festa na Ilha do Urubu, mas que qualquer ponto perdido vai desencadear ainda mais protestos, complicando a semana importante, que tem definição de vaga na quarta feira contra o Santos e jogo contra o líder no domingo. Que o amarelo do novo uniforme dê sorte e quem amarele seja o adversário. E que São Judas Tadeu nos ajude e a vitória venha!

Prcimdeles, Mengão! 



quarta-feira, 19 de julho de 2017

Urubu X Porco, quem leva vantagem?



Escalações prováveis:
Flamengo: Thiago; Rodinei, Réver, Vaz e Trauco; Márcio Aráujo, Cuéllar e Diego; Éverton Ribeiro, Guerrero e Éverton.
Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Yerry Mina, Luan e Michel Bastos (Juninho); Thiago Santos, Tchê Tchê e Bruno Henrique; Dudu, Róger Guedes e Willian.

Arbitragem by DG
Árbitro Jailson Macedo Freitas - BA (CBF)
Árbitro Assistente 1 Alessandro A. Rocha de Matos - BA (FIFA)
Árbitro Assistente 2 Elicarlos Franco de Oliveira - BA (CBF)O árbitro principal é o bom baiano Jailson Macedo de Freitas que será auxiliado por 2 conterrâneos da Bahia.
Acredito que não teremos problemas maiores com o trio baiano e, pra vencer esse jogo basta jogar com "vontade de ganhar", pois, contamos com jogadores de qualidade que podem resolver a partida a qualquer momento do jogo com as suas individualidades!!!!!!!

Nota do Editor: Antes do campeonato começar, boa parte da torcida imaginava que este jogo seria uma espécie de primeiro tempo da final, se o campeonato não fosse por pontos corridos. Continua sendo uma partida decisiva e vencer é fundamental para que a torcida volte a ter esperanças de título depois de dois tropeços. O momento é do Flamengo fazer valer o mando de campo, aproveitando a desorganização que parece ter tomado conta do Palmeiras. Pelo nosso lado, no entanto, não estamos jogando um bom futebol e nossos melhores jogadores não estão acertando suas jogadas, gerando nova onda de instabilidade no time da Gávea. Se em algum momento deste ano estivemos criando muitas oportunidades e não aproveitando nas finalizaçãoes, isso não tem mais se mostrado verdade. Criamos pouco e finalizamos errado. Por definição quem joga em casa parte pra cima, mas o Flamengo precisa tomar cuidado porque o time verde também tem bons jogadores e pode se aproveitar deste ímpeto. Os adversários aprenderam a jogar contra nós, se fechando e aproveitando um erro para uma saída rápida. Deve ser um jogão e espero que apresentemos um futebol melhor do que vimos nos dois últimos jogos. Esperança de que Guerrero, Diego e Ribeiro estejam em grande noite e façam a festa da torcida rubro negra!

Prcimdeles, Mengão! 

sábado, 15 de julho de 2017

Cutucando a Raposa com a vara longa!


Escalações, pelo Lance


Árbitragem 
Rodolpho Toski Marques (PR), auxiliado por Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)

Nota do Editor: Depois de uma noite em que nada deu certo, voltamos a campo para um novo desafio nessa sequencia mortal que estamos enfrentando. E como o discurso do time está sendo de esquecer o líder e focar em cada jogo, adoto o mesmo comportamento. O negócio é vencer, vencer e vencer. E temos time e elenco para isso. O Cruzeiro é um bom time e vence-lo em casa é sempre difícil, mas não impossível. Uma atenção especial deve ser dada ao Thiago Neves, que vem sendo o destaque no time mineiro, mas do nosso lado temos a volta do Guerrero, e do trio formado com Diego e Everton Ribeiro esperamos uma atuação magnífica, digna de enterrar no esquecimento a última partida. E que São Judas Tadeu fique atento para não deixar ninguém "entregar a paçoca"!

Prcimdeles, Mengão!

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Churrasco Gaúcho no Caldeirão!



Arbitragem, por DG:
FLAMENGO precisando ganhar pra tentar se aproximar do Corinthians, quem eles botam pra apitar, um trio de árbitros de paulistas FDPs, aliás, todo grupo(6) vem de São Paulo:
Árbitro Marcelo Aparecido R de Souza - SP (CBF)
Árbitro Assistente 1 Anderson José de Moraes Coelho - SP (CBF)
Árbitro Assistente 2 Bruno Salgado Rizo - SP (CBF)
Quarto Árbitro Fabio Rogerio Baesteiro - SP (CBF)
Árbitro Assistente Adicional 1 Jose Claudio Rocha Filho - SP (CBF)
Árbitro Assistente Adicional 2 Ilbert Estevam da Silva - SP (CBF)
Escalação, pelo GE


Nota do Editor: Vale a vice liderança e a esperança da torcida de que a perseguição ao líder continuará. Vamos sem Guerrero e sem Rhodolfo, mas com a possibilidade estreia do Geuvânio. O Grêmio vem mordido, depois de 3 derrotas consecutivas, e precisando se recuperar no campeonato. Mas também tem seus desfalques, incluindo o nosso conhecido Léo Moura e o seu bom goleiro Marcelo Groher. Qualquer meio a zero estará bom para nós, mas aposto em uma vitória de 2 a 1. Não deve ser uma partida fácil, mas o Flamengo tem time para superar o time gaúcho, principalmente com o apoio de sua torcida, que precisa mostrar que "isso aqui não é Vasco, isso aqui é Flamengo!". Vamos torcer, galera, e em paz! A guerra é só dentro do campo!  

Prcimdeles, Mengão!

sábado, 8 de julho de 2017

Receita para digerir o bacalhau...


Escalações, by GE
Arbitragem
Anderson Daronco apita, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior, todos do Rio Grande do Sul.

Nota do Editor: Tudo pronto para uma vitória em São Januário, que dizem que não acontece desde 1973. O bacalhau vem desfalcado de três jogadores, mas o que deve fazer falta mesmo é o Douglas, que vem fazendo um belo campeonato. Já o Flamengo, tirando a convicção imutável do Zé pelo Araújo, traz o que tem de melhor, com o desfalque do Pará, mas que deve ser bem substituído pelo nosso esquilo Rodinei. Não se trata de desmerecer o adversário, muito menos quando ele joga em seu campo, e numa situação quase inédita, que é jogar contra o Flamengo com maioria da torcida a favor. Se o futebol apresentado for proporcional à qualidade dos times no papel, dia de fazer outra goleada para nos permitir rir bastante do Eurico e tirar sarro a semana inteira dos torcedores viceínos. Mas esse esporte é futebol, e contra o Flamengo o Vasco diz que disputa um campeonato em cada duelo. Vai ser Vice de novo!
A torcida, além da vitória simples, é pelo crescimento do entrosamento entre Diego, Everton Ribeiro e Guerrero, e para que nenhuma falha individual estrague a nossa festa. deve ser um jogão e acredito muito na nossa capacidade de criar e finalizar bem. Um cuidado especial com a arbitragem, pois como diz o nosso comentarista de arbitragem, o "Bombadão" gosta de não marcar as faltas contra nós, parecendo mesmo que quer irritar nossos jogadores, e com isso possibilitar cartões amarelos contra nosso time. O Guerrero que jogue bola e não reclame nada.
Como sou modesto, apostaria em um placar simples.... de 4 a zero!

Prcimdeles, Mengão!

terça-feira, 4 de julho de 2017

Título: Sul Americana


Arbitragem:
Fernando Rapallini (ARG), auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Ivan Núñez.

Escalações prováveis, by GE


A lista de relacionados:

Goleiros: Thiago, Muralha e Cesar
Zagueiros: Réver, Rafael Vaz e Léo Duarte
Laterais: Renê e Rodinei
Meias: Cuéllar, Arão, Romulo, Mancuello, Everton, Éverton Ribeiro
Atacantes: Vinicius Junior, Vizeu, Paquetá, Berrío, Leandro Damião, Gabriel.


Quando vi os jogadores relacionados, frisei em negrito qual seria o meu time e qual seria o time escalado pelo Zé. Caso se confirme a escalação do GE, só errei o goleiro e o Gabriel... Ainda bem.

Quanto ao jogo, a obrigação é passar o trator, com time A, B ou C. O Palestino de presidente novo (o Sincerão), começou a temporada dia 19 de junho, não tem mais 10 jogadores que estavam no elenco no ano passado, e precisaram trazer muitos garotos da base. Não dá para pensar nem em empatar. Sem menosprezar qualquer adversário, mas certo de que a eliminação do ano passado jamais será um tabu. Engraçada a declaração do Sincerão de que adoraria ter o banco do Flamengo no seu time (mas qual presidente de time não gostaria?)... E é justamente uma boa parte desse banco que vai jogar. Eu gostaria de ver os sósias juntos em campo. Já viram como Mancuello e Everton Ribeiro se parecem? E um ataque com duplo V, Vizeu e Vinicius? Esse time que eu escalei aí podia jogar um belo futebol do meio pra frente, ainda mais com Romulo e Cuellar juntos. 
Agora imaginem a cena. O jogo é no estádio da Católica, eu li que é mais frio lá, porque o estádio fica no alto de Santiago. O Flamengo entrando com um jogador de 45 MM de Euros, no meio da molecada chilena. Jogo bom pro garoto fazer não só o primeiro como muitos gols. Eu acredito que ele iria corresponder se entrasse no começo.  E Vamos pro jogo!  SRN!


Prcimdeles, Mengão!

domingo, 2 de julho de 2017

Mais um desafio na Ilha!



O provável time do Flamengo para partida contra o São Paulo é: Thiago, Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego; Everton, Éverton Ribeiro e Guerrero. O São Paulo deve vir com Renan, Araruna, Lugano, Rodrigo Caio e Junior Tavares. Jucilei, Militão ou Petrus, Cueva, Marcinho, Pratto e Denílson.



ARBITRAGEM
Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Maurício Coelho Silva Penna

NOTA DO EDITOR: Na estreia da "zaga de gigantes" (Rever - 1,92 e Rhodolfo - 1,93) o adversário é o São Paulo, que vem mal e sofrendo bem mais que nós no quesito "técnico inexperiente". Mas é bom lembrar que o time não é tão ruim assim, pois conta com o eficiente Lucas Pratto no ataque, o habilidoso Cueva no meio, Jucilei como volante, Rodrigo Caio de zagueiro e Junior Tavares de lateral. Em CNTP (condições normais de temperatura e pressão), jogo para ganharmos sem sustos e mantermos a nova tradição de alçapão da Ilha do Urubu. O time paulista vem de uma sequencia de maus resultados, coincidindo com a sequencia sem derrotas do Flamengo. Mas, além do resultado, o Flamengo precisa brindar a sua torcida com uma partida de bom futebol. com mais acerto nas finalizações e um meio campo onde a bola passe sempre, sem afobação e "ligações diretas". Berrio, que fez excelente partida contra o Peixe, volta pro banco e deve entrar no segundo tempo, se o gol demorar a sair. O "mapa da mina" pode ser o zagueirão Lugano, ídolo são paulino, mas que não tem mais o gás de outros tempos.
Temos um time forte (apesar de provavelmente não serem "os onze melhores"), a torcida a favor e um gramado impecável para a prática do esporte. Falta superar a arbitragem, cujas lembranças não são favoráveis, e nos mantermos na perseguição da ponta da tabela. 


Prcimdeles, Mengão!