sábado, 31 de agosto de 2013

Hoje tem Menguinho ! Força, molecada !


Hoje a noite, em Macaé, o time sub 17 do Flamengo vai buscar outro exemplo de superação. É a primeira Copa do Brasil da categoria e nessa partida de 180 minutos estamos perdendo de 2 a zero. Temos o desfalque dos dois laterais (Príncipe e Jorge – joga muito este garoto!), suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. E os Bambis mirins tem o desfalque de seu principal artilheiro, Joanderson (7 gols na Copa, o último de pênalti, contra nós). 
Dá para imaginar um jogo com o Flamengo pressionando no ataque, principalmente com Caio Rangel, que vem fazendo um belo campeonato, e o São Paulo buscando manter a vantagem conquistada. Tudo pronto para um jogão de bola e mais uma bela exibição de futebol. Para quem acompanhou esta Copa do Brasil Sub-17, sabe que a qualidade técnica das partidas foi excepcionalmente boa, por vezes melhores de assistir do que muitos jogos de profissionais que temos presenciado.
Pelo São Paulo, vale observar o zagueiro Lucas, que já está integrado ao time profissional do SP, e o Boschilia, que fez um gol olímpico na partida contra o Coritiba. Pelo Mengão, ou melhor, pelo Menguinho, além de Caio Rangel, vale observar o excelente goleiro Thiago, já convocado para a seleção Sub 17, a zaga titular com Lincoln e Wellington (arruma um apelido, moleque!), Jefferson (que vinha fazendo excelentes partidas no torneio) e o atacante Ronaldo. E claro, nem que seja pelo nome, os laterais João Vitor (direito) e Victor (esquerdo).

Vejam agora as prováveis escalações :
Flamengo: Thiago, João Vítor, Wellington, Lincoln e Victor; Daniel, Jefferson e Michel; Felipe, Caio Rangel e Ronaldo.
São Paulo: Eder; Foguete (Auro), Lucas Silva, Lucas Kal e Gabriel Machado; Gustavo Hebling, Felipe Araruna, Matheus Queiroz e Gabriel Boschilia, Ewandro e Pedro Bortoluzo (João Paulo).


Existe sempre uma discussão sobre se este tipo de competição serve apenas para revelar talentos ou se os títulos são mais importantes. Entendo que o principal é revelar jogadores, a menos que o jogo esteja rolando. 

Aí, é partir para as cabeças, fazer gols, virar o placar, fazer vibrar a Nação que estará assistindo, ou seja, 

Prá cima deles, Menguinho,
vamos ser campeões !

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Raposa e as Uvas, ou em português claro : Prá cima deles, Mengão !



Existe uma fábula atribuída a Esopo (Século VI AC), imortalizada mais tarde por La Fontaine, que conta a história de uma raposa que fica de olho em um belo cacho de uvas, mas como as uvas estavam em uma altura difícil de serem colhidas, acaba abandonando o seu propósito, e sai dizendo que as uvas não eram tão apetitosas assim, e que talvez estivessem verdes e ácidas. A história ilustra a situação de pessoas que não se esforçam para obter um resultado e depois menosprezam o objetivo, criando desculpas para si mesma. Aproveitando que La Fontaine foi o fabulista que deu vida e comporamente humano aos animais, e já que o futebol é cheio de exemplos de animais que personificam os clubes e seus torcedores (Raposa, Urubu, Porco, Peixe, Gazelas, Gambá, etc) resolvi pegar esta fábula para falar um pouco do grande desafio que temos nesta quarta feira contra o Cruzeiro.
A meu ver, este é o jogo mais importante do ano para o Mengão, já que de nada adianta sonharmos com um time forte para 2014 se o ano for destinado a jogar o Carioquinha e o Brasileiro. Nosso time precisa estar na Libertadores da América, único caminho possível para entrar na disputa do campeonato mundial de clubes. E a Copa do Brasil é hoje o caminho mais curto para chegar na vaga. Conquistando a Copa do Brasil, até o planejamento financeiro do Flamengo será beneficiado, pois a exposição é grande e as receitas maiores. Além de que é isto que a torcida mais quer, e a torcida é a verdadeira razão de existência do Flamengo.
Sendo assim, é preciso fazer uma grande exibição nesta quarta feira. É hora de acabarem as experiências e tentativas frustradas. É a hora do Felipe pegar tudo, do Leo Moura fazer uma grande partida, da zaga se acertar e passar 90 m sem tomar gol, dos volantes jogarem o feijão com arroz, dos meias criarem e lançarem e do ataque fazer gols sem a dificuldade que temos visto de fazer a bola entrar. É hora de vencer o time adversário, o azar e os erros de arbitragem. Porque para fazer história no Flamengo, é preciso ganhar títulos. Se o Sr Mano Menezes quer se tornar parte da galeria de heróis rubronegros, é preciso se classificar e ganhar a Libertadores. Da mesma forma, se os jogadores querem se firmar no time e serem reconhecidos e valorizados, a hora é essa.
Não vamos aceitar desculpas esfarrapadas nem justificativas. A torcida quer uma vitória, e tantos foram os sucessos em momentos até mais difíceis que esse, que temos o direito de acreditar. Acreditar pelo simples fato de estarmos falando de Flamengo, uma entidade supra nacional, de tal tamanho e envergadura que qualquer conquista se torna possível, qualquer sonho se torna realidade.
Faço parte dos privilegiados que assistiram ao fantástico time de Zico e Cia. Mas lembro que antes de serem os heróis que eles se tornaram para as 40 milhões de almas rubro-negras, eles formavam um time que vinha tendo muitas dificuldades, a ponto de eu ter lido em uma matéria que se não fosse  aquele título com o gol salvador de Rondinelli, muito provavelmente aquele time teria se desmanchado e parado de jogar junto. É só pensar no prejuízo que a humanidade teria de não ter assistido os gols e jogadas maravilhosas de Leandro e Júnior, Zico e Adílio. Não, eu não estou comparando aquela seleção com os jogadores atuais, nem dizendo que temos atletas com a técnica daquele time. Mas pelo eu menos eu vi (e revi) muitas boas jogadas de vários jogadores do elenco neste ano de 2013. Com um pouquinho mais de sorte, elas teriam nos dado resultados melhores. 
Respeito quem acha que só com contratações se fará um time vencedor. É claro que temos posições carentes, mas temos gente que sabe jogar bola nesse time. É só não inventar. Deixa os 11 melhores assumirem as camisas, cada um na sua posição certa. Vários amigos dizem isso aqui todo dia !
E Esopo, ou La Fontaine, podiam muito bem terminar dizendo : Raposa boa é raposa pronta para se comer...



sábado, 24 de agosto de 2013

Neste sábado, tem rodada dupla do Mengão !

Depois de mais uma derrota “comemorada”, o que me cheira a um absurdo, é hora do Mengão enfrentar o time do Renight, novamente em Brasília.
Costumo confiar nas escalações do técnico, entendendo que ele é quem está lá, acompanhando o treino e os jogadores. Mas depois dessa escalação maluca de 3 zagueiros (ah, mas não jogou assim... aliás, nem jogou...) estou com a minha barba de molho. Eu também saudei a estreia do André Santos pelo meio, porque ele realmente entrou bem naquela partida. Mas nos jogos seguintes a impressão que deu é que o time perdeu o conjunto que tinha conquistado. 

Além disso, alguns jogadores passaram a render menos, como o Gabriel, o Cáceres e até as entradas de Paulinho não tiveram o mesmo efeito que antes.  Para dificultar o nosso caminho, temos hoje um jogo duríssimo pela frente, e é só uma prévia da pedreira que teremos contra o Cruzeiro, na partida que até agora é a mais importante do ano para o Mengão. Não gosto de ficar falando do outro jogo que não é o próximo, mas deve-se louvar a disposição da diretoria de tornar os ingressos mais baratos e com isso trazer a torcida para o jogo. Vamos ter casa cheia contra a raposa, e tenho certeza que a torcida terá um papel importantíssimo nesta partida.
Voltando para a partida de hoje, ainda que o Mano tenha declarado que gostaria mesmo era de poupar jogadores para o jogo seguinte, nossa posição na tabela não nos permite esse luxo. Além disso, parece que já vamos ter algumas ausências, pois Luiz Antonio está suspenso e Elias se machucou no treino. Pelo que entendi, Mano queria usar o Cadu, mas ele também corre o risco de ficar fora. Resumindo : a situação é difícil, mas como o jogo é contra um time grande, corremos um sério risco de ganhar e dar show. É justamente nas horas em que aparentemente nosso time está inferiorizado que nós crescemos e honramos a mística rubronegra.  Hoje tem tudo para ser mais um dia desses. Coração na ponta das chuteiras e vamos em frente !

Por fim, para quem puder, não deixem de ver o jogo do Menguinho Sub 17 na TV hoje, as 16:00, que vai acontecer em Macaé, pela semifinal da Copa do Brasil Sub17. Se vencermos ou empatarmos a partida de hoje faremos a final contra um tricolor, o paulista ou o carioca. Ao contrário dos juniores, que já saíram da Taça BH, os moleques com menos de 17 vem jogando um futebol empolgante, e provavelmente em dois anos estaremos falando de Caio Rangel, Jeferson e Jorge. O primeiro jogo foi simplesmente sensacional, com pelo menos 3 grandes defesas do nosso goleiro Thiago (já convocado para a próxima seleção Sub17), bola na trave do Flamengo e expulsão dos nossos dois zagueiros, Lincoln e Wellington. Aliás, antes que venham as comparações com o Wellington “Russo”, que tantos sustos nos fez passar nos profissionais, o zagueirinho foi o autor do segundo gol nesta primeira partida da semifinal contra a Ponte Preta. Partida em que saímos com a vitória mesmo com dois a menos em campo. Uma pena que não vamos contar com a nossa zaga titular, que sofreu apenas 3 gols em toda a competição.  

E para dar cartaz de vez a estes legítimos representantes do espírito rubronegro, fecho com as palavras do garoto Caio após a partida : - “A paixão pelo Flamengo é maior que tudo...Flamengo é Raça, Flamengo é luta ! “.

Disse tudo o moleque ! Prá cima deles Mengão ! Prá cima deles Menguinho !

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Potrestando contra o cocrete !

Meus amigos, desde junho as ruas estão cheias de manifestantes, em um grande exercício de cidadania e patriotismo ! Está todo mundo “botando seu bloco na rua”, não importando se é um “bloco de sujo” ou uma agremiação filiada às “Ligas Especiais For English To See”. Assim, não é porque nós somos um blog pequenino (pobrinho mas limpinho, diga-se de passagem...) que não temos direito ao Juris Isperneandis amplo, geral,  e irrestrito. Assim sendo, vamos listar as nossas reivindicações e tudo aquilo que SOMOS CONTRA !
1.     Contra os juízes safados ! Todos eles. Incluindo os de futebol, mas não se limitando a eles. Contra os juízes federais criadores de “castas” na sociedade, que acham certo eles não pagarem impostos sobre as suas férias, mesmo que o resto da população assalariada não seja beneficiado pela decisão. Contra os árbitros de futebol que não torcem pelo Flamengo e por isso acham que este clube já teve glória demais e agora precisa sofrer para aprender o que é viver sem a alegria de ser rubro-negro. E contra os árbitros que torcem pelo Flamengo e não ajudam em nada a equilibrar esta desagradável estatística !
2.    Contra o mexe-mexe do Mano ! Ao contrário do seu início, o Mano agora resolveu inventar e toda vez que algum técnico faz isso, levamos ferro ! André Santos é lateral ou meia ? Ou é volante ? Se ele é um BMW no ataque e um Fusca defendendo, a melhor posição dele é na oficina ? Não dá para ele ser um Gol no ataque e uma Idea na defesa ? O Luiz Antonio é meia ou é lateral ? Como ele jogou seu melhor jogo ?
3.     Contra esse negócio de ser chamado de Time B do Corinthians ! Tudo bem que o Mano conhece os caras, e que alguns até podem ser melhores do que os que vinham jogando, Mas Felipe, Wallace, Chicão, Ramon, André Santos, Elias.... Não estamos exagerando não ? Ninguém chama o time paulista de Flamengo B, mesmo tendo Alessandro, Ibson, Maldonado, Renato Augusto...  Se é para usar os “refugos”, que tal o Mengão virar o Barcelona B?
4.     Contra a embalagem obrigatória de Ketchup e Mostarda, que é preciso ter uma gilete nos dentes para conseguir abrir sem se melecar todo ! Se o modelo antigos com os belos recipientes amarelo e vermelho são pouco higiênicos, o que dizer desse envelope safado que fica na mesa pegando poeira e dali vai direto para a boca de quem quer abrir a bagaça ?

5.     Contra essa camisa B do Mengão, que olhando de costas parece do Botafogo ! Bota sangue nesse colorido, Adidas !
6.     Contra esses babacas “chefes” de torcidas que vão ao estádio para agredir e brigar e não para torcer. Estou falando especialmente dos mentecaptos que dirigem a principal torcida do São Paulo, e que fraturaram a mandíbula do torcedor rubro-negro em Brasília, que apareceu nas imagens sendo chutado por mais de 10 desses bundões. E depois que acaba os 5 minutos de macho, o que esses caras viram ? Mas o “Contra” vai para qualquer um que faça este tipo de coisa, não importa o time nem a torcida !
7.     Contra os políticos de um modo geral (amplo e irrestrito!) ! Contra a desmoralização a que os políticos levaram a sua classe, que antes eram respeitados e hoje são odiados, desprezados (e infelizmente invejados pelos privilégios que conquistaram) e significam o que de pior há neste país, independente do partido a que pertençam. Contra o exagero de mais de 500 deputados e quase 100 senadores, quando uma turminha de 100 pessoas podia fazer isso, ganhando só pelos dias trabalhados e vivendo com um salário como um trabalhador normal !
E mais não falo porque a tribuna empolga, e eu vou acabar protestando mesmo contra o preço do croquete no bar da esquina, que além de aumentar no valor diminuiu no peso....
Fiquem a vontade e vamos desopilar o fígado até o próximo embate em campo ! SRN

Enquanto isso na Copa do Brasil :