sábado, 28 de outubro de 2017

Bacalhau no Dia do Flamenguista


Flamengo: 
Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz, Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá e Everton.

Vasco: 
Martín Silva, Madson, Paulão, Anderson Martins e Ramon; Jean, Wellington, Yago Pikachu, Mateus Vital e Nenê; Andrés Ríos.

Juiz: 
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).

Nota do Editor:
Meus amigos, tudo pronto para um mico gigante, como deseja o gângster Furico Pilantra para estimular a sua campanha pela reeleição. Perdemos o Berrio pelo menos até o segundo semestre de 2018; Guerrero, se dermos sorte, só joga contra o Flu antes de viajar para a repescagem da Seleção do Peru na Copa; Cuellar, suspenso pelo terceiro amarelo; Rever, ainda sem data de voltar, mas quem viu a cena da perna indo e voltando como uma corda de violão sabe a dor que deve ter sido essa lesão de ligamento; e para terminar, o substituto do Cuellar é... Você sabe quem!
Hoje é o Dia do Flamenguista, e tenho certeza que os cruzmaltinos entrarão em campo super estimulados para nos vencer e com isso entrar na faixa da Libertadores 2018, nos deixando de fora. Jogos com Araurro em campo são o sofrimento que nos acostumamos a ver, e alguns amigos até estão deixando de ver o jogo para evitar o sofrimento já esperado. Ou seja, de alguma maneira, tudo pronto para uma festa portuguesa, com certeza. E aí o Flamengo entra em campo... Com a vibração e atenção de mais de 40 milhões de almas que se consideram uma Nação a parte, sem fronteiras, mas com heróis, hino e símbolos nacionais definidos e conhecidos; com o compromisso assumido de acabar com este papo de que o time não tem Raça, a tal ponto que a vontade de mostrar isso nos deu três cartões amarelos no último jogo; com um elenco sabidamente superior, do ponto de vista técnico, do que o "catado" de jogadores que o Vasco trouxe para este ano; com o seu palco predileto, o Maracanã, onde o Flamengo não perde desde 2015, repleto de torcedores majoritariamente rubronegros e finalmente, com um técnico que sabe dos seus problemas e vai tentar colocar um time para ganhar o jogo e nos manter no G7!
Espero que seja um jogo vencido pelos jovens valores rubronegros, pois espero a entrada do Vinicius Jr neste jogo em algum momento! E que o Paquetá seja recompensado pela sua luta e dedicação em campo, amadurecendo com a experiência e as oportunidades que está ganhando. 
Prcimdeles, Mengão!


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Salvar o ano é obrigação?


Provável FLU
Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Reginaldo e Marlon. Richard, Orejuela (Wendel), Sornoza, Gustavo Scarpa, Henrique Dourado e Marcos Junior.

Provável FLA
Diego Alves, Pará, Rever e Juan, Trauco. Cuellar e Wiliam Aarão, Diego, Everton Ribeiro, Lucas Paquetá e Everton.

Arbitragem, trio paraguaio: 
Mario Díaz de Vivar apita o jogo, auxiliado por Milcíades Saldívar e Darío Gaona. 


Nota do Editor: Amigos rubro-negros, é a hora de "sentar a pua", porque "a cobra vai fumar"! As frases, slogans da nossa força aérea e expedicionária que foi à segunda grande guerra, dão uma ideia da importância que a Sul Americana tem agora para o Flamengo, depois que a Copa do Brasil foi perdida e as 10 vitórias que eram a meta no Brasileirão deixou de ser possível. Como dificilmente vamos conseguir ser campeões no Brasileiro, o título possível agora é o da competição sulamericana. Além dos pontos nos rankings de clubes, vale a vaga na Libertadores e um fim de ano relativamente tranquilo para o Rueda finalmente montar seu time titular. Novamente vamos sem Guerrero, e ainda perdemos uma arma interessante, que era o Berrio com sua corrida maluca e sua garra e entrega inquestionáveis. Vamos ver se a dupla da base, Vinicius Jr (que a princípio fica no banco) e Paquetá finalmente se acertam juntos e entreguem a alegria que a torcida espera desses jovens. E que Diego e Everton Ribeiro novamente rendam juntos o que esperamos deles. Depois de conseguir perder até para o claudicante bambi paulista, fica difícil de se entusiasmar, mas o Flu também é irregular e apesar de ter bons jogadores vive uma fase de altos e baixos. Espero que a ausência do Guerrero não seja determinante, até porque temos dificuldades de inaugurar o placar mesmo com ele em campo, e que o Flamengo saia com a vantagem para a segunda partida. Lembrando que fazer gol hoje vale muito, pois na Sula tem o critério de gol fora de casa, e o Flamengo é mandante do segundo jogo.

Prcimdeles, Mengão!

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A primeira de dez vitórias!

Flamengo provável:
Diego Alves, Pará, Rever, Juan e Trauco, Cuellar, Aarão, Diego, Everton Ribeiro, Guerrero e Everton.

Provável Bahia:
Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba. Edson e Rene Junior, Vinicius, Zé Rafael, Edgar Junio e Mendoza.

Arbitragem:
Marcelo Aparecido de Souza, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Alex Ang Ribeiro,

Nota do Editor: Amigos Conversantes, viajando pelo Brasil é que se percebe a força da nossa torcida e a verdadeira  Nação de pessoas com a mesma fé e a mesma esperança. E lá vou eu para um botecão capixaba, para me reunir com dezenas de rubronegros que comungam o mesmo objetivo e a mesma certeza de que "agora vai"! E coo o Rueda diz que o objetivo é vencer as 10 partidas que faltam, entrei na dele! Partindo para assistir a primeira dessas dez, e confiando que na Sulamericana também entraremos em campo com esta mesma certeza. O time é o que temos de melhor, a torcida está ao nosso lado, agora é 

Prcimdeles, Mengão!

domingo, 15 de outubro de 2017

Para acabar a abstinência de vitórias!


PROVÁVEL ESCALAÇÃO - FLAMENGO
Diego, Rodinei, Rever, Juan e Trauco (Pará); Cuéllar, Aarão e Éverton Ribeiro; Berrío, Guerrero e Éverton Cardoso.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO - CHAPE
Jandrei, Apodi, Douglas, Fabricio e Reinaldo. Elicarlos e Lucas Mineiro, Canteros, Wellington Paulista, Artur e Túlio de Melo.
ARBITRAGEM
Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita a partida. Ele será auxiliado por Helcio Araújo Neves e José Rivardo Guimarães Coimbra.
Nota do Editor: Se vacilarmos de novo acabaremos perdendo até o sétimo lugar para o Vasco na rodada seguinte, portanto, é hora do Sr Rueda fazer uma escalação para vencer o jogo, sem poupar quem não precisa. Por mim, também encerraria a fase de inventar nas laterais. O Rodinei não é melhor que o Trauco, que entrou no Fla X Flu e foi muito bem pela lateral esquerda. E mesmo com um golaço contra, o Pará merece algum crédito e na lateral direita ele é mais eficiente do que o esquilo da Dinsey. Assim, ainda espero que na última hora o time entre com dois laterais de ofício, Pará e Trauco. Um pena o Vinicius Jr estar machucado, e eu preferia o time com Diego, pois mesmo em uma fase ruim, o Maestro tem lampejos de bom futebol. Vamos ver se engrenamos uma sequencia boa de vitórias no Brasileiro, para entrar com a moral em alta nos Fla x Flus decisivos! 
Prcimdeles, Mengão!

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Fla X Flu: O primeiro de muitos!


Amigos rubro-negros, Conversantes e "Espiantes", ainda não tenho a escalação do jogo desta quinta, mas como vou viajar antes, estou publicando esta coluna sem a tradicional escalação e arbitragem. E a "Nota do Editor" vai se um pouquinho diferente, já que devo ficar quase duas semanas viajando e terei alguma dificuldade para atualizar o Conversa. De qualquer modo, o mote agora são os Fla x Flus, já que até 1º de novembro vamos jogar 3 vezes contra os tricolores. Pelo que li nestes dias, até quinta devem estar de volta o Trauco, o Guerrero e o Cuellar. E o Diego fazendo tratamento intensivo para estar pronto para o jogo. Depois temos Bahia, São Paulo e Vasco entremeando as partidas decisivas contra o Flu pela Sulamericana. Confesso que neste primeiro Fla x Flu (o primeiro que vou assistir ao vivo neste ano, o último foi o do Pacaembu), minha expectativa é de um jogo mais morno e tendendo a um empate. Para o Flu, que vem de 5 partidas sem vitória, o jogo tem um significado mais forte, porque a zona do rebaixamento ficou perto e uma vitória daria moral para o time enfrentar seus desafios na sequencia. Para o Flamengo, é hora de definir se este time tem ou não cacife para ser campeão. E para isso não tem que poupar ninguém, a menos que isso seja uma determinação médica. É hora de definir o time e partir para cima do Flu, do Bahia, do São Paulo, do Flu, do Vasco e do Flu de novo com a mesma base, trocando apenas as peças que forem necessárias por contusão ou suspensão. Já vimos que a política de poupar jogadores não deu certo. ficamos fora de várias competições e a poupança não ajudou em nada. Embora eu até acredite que essa tática de "poupar" tenha sido uma estratégia para conhecer os jogadores em campo, o fato é que não temos,ao contrário do que muitos acreditavam, dois times prontos para jogar. Na verdade, ainda estamos tentando formar UM time competitivo, que dirá dois. Pode ser que com o tempo, com um título importante na sacola, para dar tranquilidade na sequencia do trabalho do Rueda, venhamos a ter de fato dois times prontos para disputar qualquer campeonato ou enfrentar qualquer adversário. O fato é que hoje não temos. E várias lendas estão caindo. Jogamos com a molecada da base em várias oportunidades e ainda não temos nesses jogadores a fé de que eles entram em campo "arrebentando" e ganhando jogos. Vinicius Jr precisa mesmo jogar, porque é um talento acima da média, mas não é o fato de colocar ele e Paquetá como titulares que nos garante a vitória. Vizeu é bom jogador, mas não tem resolvido nem aproveitado as chances que a ausência do Guerrero proporcionaram. Além disso, ainda não nos livramos de alguns jogadores que foram importantes para o Flamengo até aqui, mas que já não condizem com o nível técnico que queremos nessa equipe, como Vaz, Gabriel e USQ.  Na minha escalação, lembrando que cada cabeça de flamenguista tem a sua, o time seria Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Juan e Everton, Cuellar e Mancuello, Diego e Everton Ribeiro, Guerrero e Vinicius Jr. Mas sei que dificilmente veremos este time em campo... Não importa, vestiu rubronegro, estaremos torcendo!
Prcimdeles, Mengão!

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Vale a volta ao G5!



Escalações Prováveis (by GE)

Flamengo: Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Rever e Renê; Araujo, Aarão, Diego: Everton Ribeiro, Paquetá e Vinicius Jr (Gabriel)
Técnico: Reinaldo Rueda

Ponte Preta: Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Jeferson. Elton, Jadson e Wendel; Emerson Sheik, Danilo Barcelos e Lucca.
Técnico: Eduardo Batista

Árbitro: Igor Junio Benevenuto apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Celso Luiz da Silva, todos de Minas Gerais.


Nota do Editor: E quando pensávamos que agora as escalações não teriam mais restrições, pois todos os jogadores estão inscritos nas duas competições que nos restam (Brasileiro e SulAmericana), aparecem estas convocações que nos tiram Trauco, Guerrero e Cuellar. E o Berrio suspenso. Começo a achar que o Rômulo foi um desastre total como contratado, já que não consegue segurar nem uma vaga de reserva como primeiro volante, perdendo esta posição para o... Ustéd Sabe Quién! (by Roni).
Confesso que como torcedor, depois de perder o título para um futebol medíocre como o que jogou o Cruzeiro nestas duas partidas, de ver o provável campeão brasileiro jogando um futebol ainda mais medíocre, penso que trazer a mediocridade ao nosso meio campo é uma questão de coerência mesmo. Afinal, vamos jogar contra mais um time que está na zona de rebaixamento e nosso histórico (com exceção das partidas contra o Atlético Goianiense) não tem sido essa maravilha mesmo não. Vamos lá, que o Flamengo acerte o gol, ganhe alguma tranquilidade e aproveite a folga no futebol para acertar uma escalação que seja realmente a melhor e que nos leve ao título da Sulamericana e a uma posição honrosa (mínimo G6) no Brasileiro.
Prcimdeles, Mengão!