terça-feira, 7 de julho de 2015

A REGRA NÃO É CLARA! Parte - 2



(Prefácio do Editor: Nosso colunista “Douglas-Pode Isso?-Galvão” continua a sua série, ainda complementando o assunto do campo do jogo, mas dessa vez sugerindo uma mudança no tamanho do gol!!! O que você acha, ousado demais ou uma boa ideia? E a coluna começa com uma constatação que deveria virar um lema para os “velhinhos da Fifa”: É preciso que o resultado das partidas fique cada vez menos refém dos árbitros!)

por Douglas Galvão  

 Precisamos diminuir a influência dos árbitros nos resultados dos jogos!

As "Regras de Futebol e Guia Universal para Árbitros" não devem ser estáticas e rígidas. Assim como as normas que regulam os outros esportes, elas devem seguir a evolução do tempo, adaptando-se ao desenvolvimento do jogo, e tornando-se cada vez mais atuais. Vemos que os outros esportes tem feito mudanças bem mais frequentes que o futebol, melhorando os resultados e aumentando cada vez mais os seus apreciadores. 
Com o futebol, pelo menos aqui nas três Americas, está acontecendo o contrário, e isso é diretamente proporcional à diminuição da quantidade de gols nas partidas. Até essa 11ª rodada do Brasileiro 2015, por exemplo, tivemos 12 jogos terminados em 0 x 0 e 30 jogos com o placar de 1 x 0. 
A cada ano a média de gols por partida está diminuendo, e os gols que acontecem, na maioria, são oriundos de "bolas paradas", sendo originados de marcações de pênaltis e faltas próximas a area. Isso quando não são marcações duvidosas da arbitragem, quer dizer, cada vez menos gols em jogadas criadas pelos jogadores, e cada vez mais gols em lances em que há o "erro de interpretação" do árbitro, que interfere cada vez mais no resultado final de uma partida.

As modificações e atualizações são decididas em reuniões do INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD e depois são acrescentadas ou geram modificações nas "REGRAS de FUTEBOL e Guia Universal para Árbitros" pela FIFA,  que é responsável por comunicar a todas as Federações filiadas, obrigando-as a cumpri-las conforme ficou decidido. Mas o pessoal que decide as mudanças é muito conservador, e sempre evitam as regras.

Continuando a falar sobre a Regra Nº 1 - O Campo de Jogo:
As "marcações obrigatórias do campo de jogo" são definidas e inalteráveis, sejam quais forem o tamanho das linhas que formam o retângulo do campo.
As linhas que fazem todas as marcações do campo devem ter 12cm de largura, os mesmos 12cm  de espessura que devem ter as traves e o travessão que formam a meta. Na minha opinião, as marcações no campo de jogo podem permanecer inalteradas, assim como as bandeiras(> 1,5m) que são colocadas no encontro das linhas laterais com as linhas de fundo.  

 Neste parágrafo vamos dialogar sobre as medidas das metas
Como todos nós sabemos, as medidas internas das traves e do travessão são: 2,44m e 7,32m respectivamente. A nossa sugestão seria uma pequena modificação no tamanho das metas, aumentando-as para:
Altura interna das traves  -  2,5m, e o Comprimento interno do travessão  -  7,5m. Essa modificação não alteraria a relação entre a medida interna das traves e o Comprimento interno do travessão, que é de 1/3 = 2,44/7,32 = 2,50/7,50.
A justificativa maior para essa mudança é a de tornar o resultado de uma partida mais emocionante, com mais gols, como era anos atrás.
Com essas novas medidas propostas por nós, as bolas  que hoje em dia tocam as traves ou o travessão e não entram (em média de 2 a 3 por jogo), se transformariam em gols a serem festejados pelos torcedores. Teríamos placares mais elásticos, o que nos dias atuais são raros, devido principalmente a evolução constante do ser humano, que a cada dia está mais forte, ágil e alto. Os goleiros (e atletas em geral) que antes dificilmente atingiam 1,80m de altura, hoje muitos já se aproximam dos 2,00m (coisa rara décadas atrás, até nos esportes para atletas de maior estatura como o Basquete e o Voleibol). Esse aumento de estatura dos atletas se deu mais rápidamente nas últimas décadas devido a melhor alimentação, balanceada e vitaminada, acompanhada de uma melhor preparação física e técnica com o apoio da tecnologia cada vez mais avançada.
Isso tudo fez com que o objetivo maior do Futebol, o GOL, ficasse cada vez mais difícil de ser alcançado. A alegria do festejo de um gol foi ficando mais raro a cada dia, o que nós vemos hoje é uma grande quantidade de jogos terminando em 0 x 0, que é um placar triste e melancólico e não combina com esse esporte tão apreciado no mundo todo.
Para mim, em um jogo que termina em 0 x 0, ambos os times deveriam ser considerados perdedores e não ganhar ponto algum.
FUTEBOL É GOL!!!!!! GOL É ALEGRIA!!!!!!

FUTEBOL e ALEGRIA só são sinônimos quando existe o GOL, e quanto mais GOLS, mais ALEGRE fica o Torcedor!!!!!!
Pensando assim é que nós sugerimos essa mudança,  e vocês Meus Amigos Rubronegros, o que acham da sugestão apresentada?????? 



 (Pósfacio do Editor: Confesso aos amigos que estes textos do Douglas tem me ajudado muito a superar esta fase menos rubro e mais negra, porque além de serem bons pontos de reflexão e sempre muito bem fundamentados, gerando uma discussão saudável sobre as regras a as possibilidades de mudança, me fazem escrever menos sobre o Flamengo e sobre as perspectivas dos jogos. É bem provável que assim eu escreva menos besteiras… rsrsrs. Porque a cada jogo que nos preparamos para uma grande exibição, o resultado final acaba sendo adverso, como foi contra o Figueirense. E sou capaz de dizer que no primeiro tempo eu acreditei piamente que iríamos golear. Não tenho a explicação para o que de fato está acontecendo. Tendo a achar que o Cristovão é um erro, mas depois que ele tirou o Marcio Araujo do time, não sei se teria mudado alguma coisa naquele time inicial. E talvez o nosso problema não seja só o técnico. Para o jogo contra o Internacional, na casa deles, conto apenas com a minha infindável esperança rubronegra. Nem Guerrero, se estrear, garante a nossa vitória. Estamos de um jeito que um empate lá passa ser um bom negócio, embora eu não aceite um Flamengo jogando pelo empate nem quando o empate nos dá o título. Vamos pra cima deles, Mengão, e que uma vitória inesperada seja o estopim da nossa sonhada arrancada neste campeonato!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.