quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Quem sabe fazemos Quatro no dia de Chá das Cinco ?


Amigos do Conversa Flamenga, hoje tem Mengão! E como sempre, esperamos uma vitória. Não porque o Vasquim meteu 6 a zero nesse time, mas porque o Flamengo, no seu segundo jogo com os “titulares”, tem obrigação de mostrar que não basta jogar bem, é preciso ganhar e manter a invencibilidade no campeonato. Lembrem que o sonho do Flamengo perfeito em 2014 inclui ganhar o carioca invicto. Pode até não acontecer, mas é o objetivo a ser perseguido sempre por um time que tem uma Nação como torcida.

Na verdade, o time não jogou mal contra o Duque. O que acontece é que o Flamengo melhora o futebol dos outros times! Inexplicavelmente, todos os times, incluindo o até então lanterna sem gols, jogam bem contra o Mengão. Já pensei que poderia ser uma preocupação em não fazer faltas, “deixando o time adversário” jogar, mas a verdade é que isso acontece ao longo dos anos, com qualquer técnico ou escalação. Vejam vocês que o Friburguense acaba de levar uma enxurrada do gols no último jogo. Querem apostar como vamos encontrar alguma dificuldade? Por isso é que brincamos que ser Flamengo é para os fortes, sempre tem uma emoção a mais...

Embora alguns digam que o campo “é ruim para os dois times”, sabemos que times mais técnicos, e que estabelecem uma forma de jogar baseada em passes e lançamentos, sempre terão mais dificuldade se o gramado for falho, impedindo que a bola role sem mudar de direção ou perder a força. Mas nada serve como desculpa, é dia de ganhar e de ganhar bem!

Uma coisa que precisa ser registrada é este horário absurdo marcado para a partida. Resolvemos fazer “um chá das cinco”? Se o público já não está sendo bom nem nos melhores jogos e nos melhores estádios, como é que marcam uma partida para as 5 da tarde? Acordem, Federação e dirigentes!!! Porque nesse horário, além de falta da torcida presente no estádio, teremos falta e de telespectadores, porque neste horário quase ninguém vai conseguir assistir a partida ao vivo. Fica o nosso protesto para mais esse ato irresponsável de quem parece querer que o seu principal produto fracasse!

Quanto ao time, nosso técnico parece firme em seu propósito de manter um time definido para a Libertadores. Foi o que ele fez no ano passado e deu certo. Podemos discutir aqui uma ou outra posição, muitos (incluindo eu mesmo) já escalam o time ideal com jogadores que nunca vimos em ação pelo Flamengo, mas o fato é que a melhor política parece ser a do “vamos deixar o homem trabalhar”. Ele está lá todo dia, e ao contrário do que vimos em outras situações e épocas, o Jaime é um cara trabalhador, tem treinado muito e de várias formas... Pelo menos da minha parte, vou dar o crédito que o Jaime merece e aplaudir a escalação que ele colocar em campo, qualquer que seja ela! Tenho certeza que quando os jogadores forem sendo regularizados, ou entrarem em forma e participarem bem nos treinos, aos poucos o Jaime vai aperfeiçoar o time, e escalar o que pedimos sempre que é os 11 melhores em campo! 
A propósito, talvez tenhamos hoje a estreia do lateral direito Léo. Como esse será um reserva que será MUITO  usado, seria muito bom já vê-lo em campo hoje. Imagino que se o jogo estiver tranquilo e bem encaminhado e não precisarmos fazer nenhuma substituição por lesão, com certeza o técnico vai colocar o Leo II para se apresentar a torcida. Durante os treinamentos falaram muito bem dele, espero que possamos ver isso em campo também. Nosso time deve ser mesmo, então: Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

É isso aí, Mengão! Para cima deles, quem sabe fazer um placar de 4 em dia de jogo às 5!

Saudações RubroNegras!


Nota de crédito da imagem sobre Cha das 5: Originário da China, o chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. Conhecido como um hábito tipicamente britânico, o “chá das cinco” foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e suntuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, na África e nas Américas, com a cidade de Bombaim e uma caixa de chá… - Colhido no site www.vamosvoar.com.pt/a-historia-do-cha-das-cinco/

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

É hora de entrar com o time completo: O Show vai começar !

Amigos do Conversa Flamenga, na saudosa época em que meu time de botão era uma das minhas principais preocupações, o grande barato era poder escalar o time que eu quisesse, entre tantas vidrilhas, botões de galalite e pedaços de côco arrendondados na lixa. Pouco importava se o técnico do Flamengo escalava ou não os meus preferidos, no meu time mandava eu e opções era o que não faltava. Pois é nessa confortável situação que o Jaime se encontra hoje. A rigor, o Flamengo hoje tem três times. Tirando os quatro que ainda não estão regularizados (o que deve ocorrer até segunda feira para os que dependem só dos papéis de transferência, pois os estrangeiros precisam do visto de trabalho, o que pode demorar um pouco mais), o nosso técnico tem à sua disposição um belo elenco. E a torcida que comparecer ao Maracanã neste sábado vai poder ver, pela primeira vez neste ano, o  que HOJE é considerado o time titular.

A se confirmarem as notícias desta semana, o time deve entrar com: Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir, André Santos, Amaral, Muralha, Elano, Carlos Eduardo, Paulinho e Hernane.
Eu sei que alguns amigos não aprovam a escalação do Cadu, e sempre vai ter quem prefira um ou outro jogador no time titular. Mas o fato é que o Jaime está treinando um time e vai coloca-lo em campo pela primeira vez, mantendo a base do time que encerrou a campanha de 2013. 
Apesar do jogo ser contra o Duque de Caixas, time que não começou bem o campeonato, a responsabilidade desses jogadores é enorme, já que o time B venceu bem seus dois primeiros compromissos. A defesa não tomou gol, e o ataque, mesmo com poucos gols (e logo de quem...) fez o suficiente para garantir a vitória e a liderança do campeonato. Como sempre, o que nós queremos é mais uma vitória, mas mais do que isso, precisamos de uma vitória consistente, que comprove a qualidade do treinamento que vem sendo feito e alimente ainda mais a nossa esperança de uma bela campanha na Libertadores.

Portanto, time titular, Maracanã com certeza mais cheio do que nos dois primeiros jogos, e uma esperança enorme da Nação nestes jogadores. Não nos decepcionem! Não importa que o adversário é o lanterna do campeonato. É hora do Hernane voltar ao seu reinado como artilheiro do Maracanã, do Elano provar que tem qualidade para estar nesse elenco, que o Muralha prove que é mesmo uma muralha e que o Samir é mesmo titular absoluto.

Vamos para cima deles, Mengão, e que São Judas Tadeu zele pelos corações dos rubro-negros e feche mais uma vez o caminho para o nosso gol!

Mengão 4 a zero ! e saudações RubroNegras!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O time B (de BOM) vem aí de novo!



Amigos rubronegros, podemos reclamar sempre de alguma coisa, mas a preparação para o ano parece estar indo de vento em popa! Primeiro, as contratações, que surpreenderam pela qualidade e pelo relativo baixo custo (escrevo antes de anunciarem a volta do Elias, que de baixo custo não tem nada). É só ver o que os outros times fizeram neste início de ano para chegar a conclusão que o Flamengo deve ser o clube que melhor contratou neste começo de 2014. Zagueiro de seleção (Erazo), volante que é destaque como revelação no ano passado (Feijão), um meia e um lateral que participaram dos bons resultados do Atlético PR em 2013 (Leo e Everton), um atacante razoavelmente eficiente, que não apareceu no ano passado em função dos muitos jogadores que o Atlético MG tinha para a posição (Alexsandro), um meia ainda com uma idade boa que já serviu e se destacou na seleção (Elano), uma promessa argentina que vem com a fama de bom passe e de boas assistências (Mugni) e a “recontratação” do Brocador, o Rei do Novo Maracanã. Além disso, trouxemos de volta duas promessas da base que andaram sem espaço no Flamengo, mas que boa parte da torcida ainda tem esperança de ver brilhar na Gávea(Muralha e Negueba). Nem vou falar de Elias, porque essa novela não acaba nunca e eu já julgava isso como passado. Mas se confirmar essa volta, a maioria absoluta da torcida vai bater palmas.

Além das peças para o elenco, que considero hoje um dos mais fortes do Brasil, temos o modelo de pré-temporada que o Flamengo vem adotando. Treinos em período integral, treinos de finalização, treinos táticos, intensidade na preparação física e o principal: Estamos formando dois times, como eu já defendia desde o início desta década. Explicando melhor: Não é simplesmente uma questão de poupar jogadores. Com um elenco de pelo menos 36 jogadores, precisamos observar, em condições de jogo, todos os jogadores. E o que pode ser melhor do que o Campeonato Carioca para este tipo de observação? Lembrando da frase de que “treino é treino e jogo é jogo” (Didi, se não me engano), não basta observar os jogadores no treino para saber quem está melhor. Para chegar aos 11 melhores, o que sempre defendemos aqui no Conversa Flamenga, é preciso expor os jogadores às pressões de jogo, aos vários estilos de arbitragem, a força física dos adversários, aos vários tipos de jogo de times que jogam de formas diferentes (retrancados, ofensivos, marcando sob pressão), enfim experiência só se ganha com quilometragem rodada, não adianta  colocar um carro ligado sob cavaletes que não é a mesma coisa. Quem assistiu ao filme “Curtindo a vida adoidado” vai lembrar desta cena.
Mas toda essa filosofia é muito bonita, mas vai por água abaixo se começarmos a perder. Portanto, vamos para cima do Volta Redonda, e que cada jogador desse time, que hoje é chamado de B, jogue em cada jogo como se fosse o jogo da sua vida, pois só se destacando nesse time é que podem sonhar com o seu nome na seleta (lembrei da cachaça...) lista de inscritos para a Libertadores 2014.

A hora é essa, e vamos para a segunda partida do Mengão neste ano que tanto promete!


Saudações RubroNegras!

sábado, 18 de janeiro de 2014

♪♫♩ O Maraca é nosso, vai começar a festa...♪♫♩

Para quem tem curiosidade, os escudos a partir do Flamengo, são do Bangu, Duque de Caxias, Botafogo, Vasco, Fribuirguense, Resende, Audax, FluminenB, Nova Iguaçu, Boavista, Cabofriense, Madureira, Volta Redonda, Macaé e Bonsucesso.

Amigos do Conversa Flamenga, por mais que digam que o Campeonato Carioca é apenas um “treino” para o campeonato mais importante, a Libertadores, entendo que a rivalidade entre os times cariocas nos obriga a uma participação digna neste tradicionalíssimo certame. E por participação digna entendo a conquista do título. Temos lido vários textos em que o campeonato estadual é desvalorizado, ora pela forma de disputa, ora pelo nível dos competidores, ou mesmo pela escalação esvaziada do Flamengo e do Botafogo. Pois isso tudo é conversa fiada e não conversa flamenga.

Na hora em que a bola rolar, vamos torcer como nunca, juntar nosso grito ao da torcida ou xingar de frente à televisão. O fato é que todos os amantes de futebol passam pela terrível Síndrome de Abstinência, que entre outros efeitos nos faz acompanhar até campeonato de bocha neste período entre o fim de dezembro e meados de janeiro. Não me lembro de quanto jogos antigos eu revi nesse final ano, nem de quantas notícias sobre contratações eu li, apenas para ter certeza de que logo o Mengão estaria em campo.

O Campeonato Carioca desse ano sera disputado por pontos corridos, sem o charme das disputas entre os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio, fórmula que durante anos causou inveja aos desportistas paulistas. Talvez não seja a melhor fórmula, mas devemos considerar que em ano de Copa do Mundo no Brasil, a adequação era inevitável, em função do calendário. Para nós, rubronegros, a grande questão é quanto o modelo “poupatime” pode nos prejudicar na disputa. Porque todo mundo aplaude quando essa medida nos ajuda a conquistar títulos importantes, como aconteceu no ano passado com a Copa do Brasil, mas ninguém perdoa quando vitórias fáceis nos escapam e o time sente a falta de entrosamento causada pela variação de jogadores. Por outro lado, com um elenco tão bem servido em termos de novidades, vai ser muito bom ter a oportunidade de ver os novos jogadores em campo. Além de que temos jogadores, como o Leo Moura, que não irão render tudo que podem jogando duas vezes por semana. É uma aposta. A meu ver, uma boa aposta. Mas sei que muitos amigos aqui não pensam assim e acreditam que o time deve entrar sempre com força maxima. O tempo dirá se este planejamento dará certo ou não.

Se depender de nós, torcedores, o objetivo é conquistar o campeonato invicto, como fizemos em 2011, 1996, 1979, 1920 e 1915. E para isso temos que contar com uma boa estreia frente ao Audax, esse clube com nome de remédio que ocupa uma vaga que antes era de um dos clubes de bairro. Fica uma saudadezinha dos jogos contra o Campo Grande, Olaria, São Cristovão… Essa mudança do foco geográfico para o econômico (Audax, se não me engano era Pão de Açucar) me lembra os teóricos que garantem que no futuro os países serão menos importantes que as corporações, mas isso é outra história e fica para outra hora…

Quanto à escalação, NÃO deveremos ter em campo Felipe, Leo Moura, Leo, Wallace, Chicão, Samir, Erazo, Andre Santos, Amaral, Muralha, Everton, Elano, Mugni, Paulinho, e Alexsandro. O time provável (com grande chance de ser diferente) é Paulo Vitor, Digão, Wellington, Gonzales (ou Frauches), Feijão, Val (ou Cáceres), Rodolfo (ou Mattheus), Gabriel, Nixon e Negueba.
Um bela oportunidade para avaliar o futebol do Feijão, como anda o Rodolfo e como vai voltar o Negueba.

Pra cima deles, Mengão!   SRN


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Mengão 2014 não é fraco não!



(por Douglas Galvão)

Meus Amigos Rubronegros, 2014 chegou e muito se fala sobre o FLAMENGO ficar enfraquecido com as saídas do ELIAS, LUIZ ANTONIO e do nosso BROCADOR, mas eu não acho que a coisa é tão drástica como está sendo apresentada.
Se analisarmos um a um esses jogadores e compararmos com os seus substitutos já contratados (e tem mais alguns pra vir), acho até que podemos ter um crescimento na qualidade técnica do time, vejamos:

ELIAS, todos sabem que eu nunca fui muito fã desse jogador e as justificavas disso já foram apresentadas a exaustão e, se compararmos com o ELANO, seu provável substituto, o ganho técnico é muito grande, inclusive por ele ser um jogador muito experiente, de seleção, excelente cobrador de faltas, escanteios etc. Ele só perde um pouco na velocidade com que o ELIAS se apresentava na frente como "elemento surpresa" mas, isso era esporádico, pois, o mesmo, na maioria do tempo gostava de ficar parado ou andando no círculo central.

LUIZ ANTONIO, jogador muito elogiado por mim por ter um bom domínio de bola e bom passe e chute, apesar de não ser um jogador incisivo e decisivo como o EVERTON, jogador que deverá ocupar o seu lugar no time do FLAMENGO com mais utilidade que ele, por ser polivalente e poder trocar de posição durante o jogo tanto na direita como na esquerda(onde rende melhor) com o PAULINHO. Tenho certeza de que com o EVERTON, tambem ganharemos em termos técnicos, disposição em campo, melhor marcação, enfim o FLAMENGO ganha mais corpo no meio de campo.

BROCADOR, aí teremos uma perda em matéria de dedicação em campo, já que ele ajudava tambem bastante na defesa quando o nosso time era atacado e tem velocidade para voltar ao ataque com rapidez mas, eu aprovo a venda dele que vai ser bom para os 2 lados. O ALEXSANDRO, que vão contratar, tem um posicionamento melhor dentro da área, tem mais domínio de bola e é um bom cabeceador mas, perde nos outros quesitos para o BROCADOR, principalmente na velocidade que é um fator determinante para um centroavante finalizador. Seria ótimo trazer mais um centroavante e, eu indico o garoto BRUNO MENDES que está na reserva no Botafogo sem chances de jogar e, por isso insatisfeito. O garoto joga muita bola!

No cômputo geral, de acordo com a minha análise, o FLAMENGO vai melhorar com as trocas desses 3 jogadores e, se levarmos em consideração as contratações do zagueirão ERAZO, do lateral LEO e do volante de marcação FEIJÃO, a nossa defesa tambem fica mais segura, portanto só reforçamos e melhoramos mais o time e não há motivos para reclamações por parte da Nossa Torcida. Isso tudo sem levar em consideração que está previsto a contratação de mais jogadores (2 ou 3), pelo menos é o que a nossa diretoria afirma, através do vice de futebol, o WALLIM!

Vamos aguardar os acontecimentos e por enquanto ficar na expectativa por mais reforços de qualidade e torcendo para o nosso time na Copinha!!!!!!!
Aquele abraço a Todos!

Nota do Editor: esta “nota” é daquelas que podem ser consideradas absolutamente desnecessárias, mas parte da vontade de “pitacar” também. Por uma dessas coincidências (ou não), eu estava justamente pensando nisso (que o Flamengo virá mais forte em 2014 mesmo com a saída de 3 jogadores titulares), quando recebi este texto do Douglas. Por mais carinho que tenhamos com o nosso Brocador, ou por mais que reconheçamos a contribuição do Elias em 2013, ou a qualidade do passe do Luiz Antonio, o fato é que os jogadores passam e o Flamengo fica. O único prejuízo que vejo é uma certa perda do entrosamento que o Jaime tinha conseguido com o time de 2013. Estaremos mexendo no meio campo e no ataque, ou seja, na espinha dorsal do time. É claro que os jogadores vão precisar treinar mais e começar a jogar de verdade para este entrosamento voltar. Mas fora isso, os jogadores que saem não são nenhum Zico, e os que vieram parecem ser boas apostas. Para cima deles, Mengão!

PS: Ainda acredito que o Luiz Antonio vai perder na Justiça e voltar ao time, mas toda a imprensa já dá a saída como favas contadas…


Saudações RubroNegras!