domingo, 22 de janeiro de 2017

Sem chororô ou mimimi..


por Carlos Campos

O bacalhau do Cerrado
Entramos  e cumprimos rigorosamente mais uma etapa do apronto para nosso inter-regional carioca, em nosso 11º dia de treinamento na  temporada 2017.
Enquanto o Vila Nova, uma espécie de Vasco do Cerrado, jogava a vida e todo o prestígio de seu ano esportivo em cima de uma vitória por qualquer placar, como se isso fosse um campeonato à parte.

O retrato do jogo
Com apenas 11 dias de preparação e 9 dias a MENOS que o Vila Nova e no intervalo Diego já com gelo na coxa (se ele é nossa referência de comprometimento e profissionalismo também na parte física), imagino as condições do resto de nossos mulambos ao final dos longos, penosos, arrastados e desinteressados 45 da primeira etapa...

A importância investida por nossos mulambos nesse jogo-treino
O Vila Nova jogou esse amistoso que ao Flamengo NADA valia, todo o tempo para “ganhar os 3 pontos”  enquanto nosso ainda devagar e sonolento Time Principal parecia fazer mais uma peladinha de início de trabalho, algo como uma espécie de “rachão”, diferenciado apenas, pela presença da Magnética em uma viagem a outro estado, onde parte da Nação do Centro-Oeste do país compareceu em bom número ao local do jogo treino.
Todos se poupando, uns para não correr risco de uma lesão precoce em início de trabalho e outros para a mais recente convocação de Tite.

O que concluir com o que vi hoje na telinha
Enfim... tão desfigurada condição me leva a concluir em nossa primeira aparição na telinha dentro das quatro linhas em 2017 que...
Não há nada que se possa concluir ou que possa motivar-me a apostar minhas fichas tanto em um sucesso retumbante ou fracasso acachapante para a temporada de nosso valoroso elenco Rubro Negro.
Qualquer coisa que disser agora poderá ser puro exercício de fantasia tanto para o trágico como para a fanfarronice desmedida e desenfreada  que de nada contribui para a política do correto e dos bons costumes Flamengos.

Mas pude observar algumas coisas...
- Os pretensos titulares que iniciaram o jogo, protocolar e burocraticamente assim se comportaram ao longo dos penosos e entediantes 45 da primeira etapa.
- Apenas Jorge e Mancuello quiseram jogo no primeiro tempo e Adryan, Jamal e Damião destaque no segundo, além do promissor goleiro Thiago.
- Massa “o” Araújo, parece ter tomado vergonha e parou de balangar os braços como se estagiário fosse para “Boneco Inflável de posto de combustível”
- Zé Ricardo testando coisas novas, tentando achar uma posição e aproveitar mais o Mancuello, o que achei HOJE que ainda não se encaixou nessa função/posição e que será necessário mais treinos de posicionamento e deslocamento sem a bola para poder ter chance disso dar certo e inclusive TODO o resto do time também !!!
- Muralha naquele pombo sem asas nada poderia fazer, 1 a 0 para o Vila.
- Réver e Vaz na média de suas participações (levando em consideração ainda restar uma semana para estreia do Carioquinha).
- Arão, Diego, Pará, Everton e Guerrero, apenas mais do mesmo acima.
- Jamal pelo meio (posição onde se destacou no Baêa) jogou mais à vontade do que nas pontas, parece a ele ser mais fácil um passe em projeção do que um arremate potente ao gol.
- Juan, coitado, muito lento se dosando ao máximo e jogando só na base da experiência, não comprometeu mas pode melhorar com o aprimoramento físico.
- Trauco, na frente tem um lançamento de boa qualidade e na defesa tomou um drible humilhante de um sei lá quem do Vila. O que bem retrata e descreve sua fama com os periodistas peruanos.
- Damião... uma bela arrancada com uma excelente finalização 1 a 1, logo a seguir “furou” clamorosamente em excelente cruzamento do Trauco, falha essa que não cometeu o rapaz do Vila que acertou um belo voleio e fechou o placar com: Flamengo 1 X 2 Vila Nova.
Tranquilo...
Jogo treino, rachão de luxo em preparo no meio da pré-temporada.
Enfim, vida que segue, com uns caraminguás a mais no bolso por esse treino de luxo.

Bola pra frente Flamengo !!!

Mengão sempre !!!

sábado, 14 de janeiro de 2017

FLAMENGO versão 2017 - A RECEITA DO BOLO


por Douglas Galvão


Meus Amigos Rubronegros 

O FLAMENGO entrará em 2017 com o time e plantel mais acreditado pela Torcida. 

Um um goleiro confiável e que já demonstrou que é o melhor - ALEX MURALHA, que merece com méritos a posição de titular, tanto que já foi até convocado para a seleção. PV, THIAGO e JOÃO LOPES são os outros da posição, o primeiro é um bom goleiro apesar de ter limitações, o segundo mostrou nos juniores que é muito seguro, o terceiro não tenho ideia sobre ele.
Na nossa lateral direita temos 2 laterais medianos PARÁ(ligeiramente mais efetivo) e RODINEI, na sombra deles temos o junior Thiago ENNES que já mostrou ter qualidade.
Na lateral esquerda o JORGE é uma unanimidade, o TRAUCO é de seleção e, ainda podemos usar o VAZ ou o EVERTON.
Os nossos zagueiros são jogadores eficientes e que tem experiencia(REVER - DONATTI e JUAN), além do VAZ e LEO DUARTE. Precisando só de uma proteção(cabeça de área) mais eficiente a frente deles.

Agora o meio de campo, onde é que se "ganha o jogo" literalmente, não pode ter o VSQ, o ROMULO dizem que vai "barrá-lo", o que nos dá um certo alívio, então é imperioso que se dê uma formação de losango a ele com - ROMULO ou CUELLAR (na cabeça de área)e o - RONALDO tambem pedindo passagem, - ARÃO(na direita) - MANCUELLO ou CONCA(na esquerda) e o -DIEGO(flutuando à frente deles) e, ainda teremos os garotos - PAQUETÁ e - MATHEUS SÁVIO que devem ser usados inicialmente no 2º tempo das partidas do Carioca para irem se entrosando e se adaptando ao time.

O ataque, ora, nós temos boas peças e, até por isso devemos utilizá-las com 2(4-4-2) ou 3 jogadores(4-3-3) de acordo com o adversário a ser enfrentado. O GUERRERO com o DAMIÃO revesando com o VISEU, são duplas que podem e devem infernizar a vida dos zagueiros adversários num 4-4-2, um como centroavante e outro como 2º atacante, indistintamente. Quando enfrentarmos um time mais fraco, pra tentar fazer mais gols, podemos jogar no 4-3-3 com um deles como centroavante e entrarmos com o EVERTON ou EDERSON pela esquerda e CIRINO ou VINICIUS Jr pela direita(ou o BERRÍO/BORJA, se contratarmos um deles!).

Como dizem, dei a "receita do bolo" completa, enumerei os ingredientes e mostrei o modo de fazer, só que o "cozinheiro" não sou eu e, já demonstrou várias vezes que mesmo de posse de ingredientes de ótima qualidade, não sabe como e quando usá-los e muitas vezes deixa o "bolo" passar do ponto e "queimar". 
Se ele fosse padeiro, fatalmente queimaria tambem a "rosca", com certeza!

Analisando o nosso elenco vemos que temos bons jogadores que dá para formar um time competitivo e que pra fazer bonito em todas as competições do ano, principalmente na Libertadores, precisamos de 2 a 3 contratações não pra compor elenco(pra isso temos os juniores) e, sim, pra serem titulares absolutos. Temos alguns jogadores que devido a sua alta qualidade técnica são sempre convocados para seleções, portanto isso tambem é um fator a ser visto com muito cuidado para que em jogos decisivos não tenhamos desfalques importantes. 
Deve tambem ser considerado que podemos ficar com jogadores lesionados e, ou suspensos durante as competições, até porque temos jogadores suscetíveis a lesões e que já tiveram histórico delas. A quantidade ideal de jogadores no nosso elenco deve ser de 3 para cada posição, sendo que 2 deles tem que ter condições semelhantes de serem titulares, para que não percamos a capacidade do time de fazer frente aos nossos adversários e o 3º da posição sendo sempre aproveitados de preferencia um junior.

Vocês podem notar que eu não dei sugestões de jogadores pra contratar, pois, já me frustei muito quando sugeria esse ou aquele jogador pro FLAMENGO e, depois o via ser contratado pelos outros times, então, vamos dar crédito a diretoria nesse sentido e elogiar ou criticar os jogadores só depois que estiverem efetivadas as suas contratações!
Os jogadores do elenco que por acaso não citei, foi de propósito, por considerá-los desnecessários.

Essa é a minha opinião!


Aquele abraço a Todos e que sejamos FELIZES em 2017