domingo, 8 de junho de 2014

Literatura RubroNegra II: A arte da paixão pelas palavras




Amigos “Conversantes”, enquanto o marasmo das “não contratações” continua e o papo nos programas de rádio e TV versam apenas sobre as seleções, volto a minha atenção para a minha  pequena, mas bem escolhida coleção de livros sobre o Mengão.

Desta vez vou falar sobre um livrinho pequeno, mas que tem o pretensioso título de “Bíblia do Flamengo – as sagradas escrituras do Mengão”. Um título tão perigoso, que até o Zico, que fez o prefácio, confessa que hesitou em aceitar o convite para prefacia-lo, tendo em vista o nome que poderia ser considerado uma heresia, por usar o nome do livro sagrado de um das mais importantes religiões do mundo. O Zico leu, primeiro, e acabou convencido que o livro era quase um “almanaque”, reunindo tantas informações curiosas que seria saboroso para todos compartilhar aquelas histórias vividas com seus netos. E é exatamente assim que o leitor apaixonado pelo Flamengo vai “curtir”este livro. O texto não segue nenhuma cronologia, a cada página uma informação nova ou um personagem marcante da nossa história, fazendo o livro um daqueles ‘fácil de começar e impossível de parar de ler”. É um verdadeiro “almanaque” rubronegro.
O autor, Luis Miguel Pereira, é um jornalista português, autor também da “Bíblia” do Sporting, do Benfica e da Seleção Brasileira, e a introdução do livro discorre sobre a emoção dele quando, no meio da comemoração de aniversário de seu filho de três anos, recebeu uma ligação do Zico dizendo que concordava em escrever o prefácio. Achou até que era trote, claro. Depois é que entendeu que a intermediação de Valdo, companheiro de quarto de Zico no México, em 86, tinha dado certo. E ficou pensando: Craque é craque. Ou melhor, 10 é 10!

Depois de pedir a benção a São Judas Tadeu, Luis Miguel nos brinda com uma sequencia maravilhosa de histórias, fatos e estatísticas. Logo na primeira página vemos a história do Violino, Carlinhos, como jogador e técnico do Flamengo. Que aliás, estreou como técnico substituindo Paulo César Carpegiani, em março de 1983. E nos levou a 158 vitórias em 313 jogos, com duas Taças GB, 3 cariocas, 2 Brasileiros e uma Copa Mercosul. Logo em seguida, descobrimos que o Adilio deve ser a melhor sequencia regional da história, pois faturou uma taça GB em 78, 79, 80, 81, 82, a taça Rio de 83, de novo a GB de 84, e outras taça Rio em 85 e 86. De 78 a 86, são nove anos faturando pelo menos uma taça, além de 5 Cariocas, uma libertadores e um mundial interclubes. E por aí vai, contando como funcionava a gaitinha do flamenguista Ari Barroso na narração dos gols do Flamengo na Radio Tupi; escalando os times históricos do Flamengo; relacionando as maiores goleadas do Zico; listando inúmeros “flamenguismos” (frases sobre o Mengão de diversos autores); relacionando nossos maiores artilheiros em várias competições;  contando a missão do Anselmo nos 4 minutos finais do jogo contra o Cobreloa pela Libertadores de 81; lembrando o dia em que o Zico foi chamado de “bichado” pela torcida tricolor e devolveu fazendo 3 gols na goleada por 4 a 1 de fevereiro de 86; explicando como surgiu o Popeye como nosso mascote, entre 1943 e a década de 60, quando surge o Urubu; falando das músicas e letras que homenagearam o rubronegro; contando quem foi  o Padre Góes, pároco da igreja de SJ Tadeu nas décadas de 50 e 60; e eu poderia ficar falando de exemplos desta “preciosidade” expostas em 205 páginas (2ª Edição – 2010) de puro rubronegrismo.

Espero ter deixado os amigos “com água na boca”. Para terminar, continuando a tradição inaugurada no texto Literatura Rubronegra I, fecho com um pequeno trecho do prefácio escrito pelo Zico, comentando um tópico do livro que fala sobre a artilharia na Libertadores de 1981:

“- Curioso porque aquela competição foi especial. Marquei 11 gols, dois deles contra o Cobreloa, na final. Gols comemorados como seu eu vingasse nosso time, que jogava bola, diante de uma equipe que baseava sua estratégia na violência. Acho que jamais vibrei como naqueles gols. O duelo entre arte vs. violência ainda pautaria muitas discussões, mas o termo “batalha”nunca fez tanto sentido para mim como naquele dia.

... Boa leitura e saudações rubronegras!

39 comentários:

  1. VICTOR, o FLAMENGO como religião que é, tinha que ter as suas "sagradas escrituras"!
    A BÍBLIA do FLAMENGO é o livro da nossa religião, assim como o ALCORÃO, O POEMA DE GILGAMESH, O LIVRO DOS DEUSES GREGOS, DOS DEUSES ESCANDINAVOS, DE RÁ, do livro das MIL E UMA NOITES ÁRABES e a BÍBLIA SAGRADA da tribo de ISRAEL entre outros os são para quem profecia outra religião!


    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Douglas, e espero rápida recuperação da virose pata você e para o Elias! Indo para o primeiro churrasco na casa do filhão! SRN!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigos !!! Ainda me sentindo bastante fraco. Pela manhã, ao descer a escada do quarto, para tomar café na cozinha, quase caí. Estava sem forças para manter o corpo em pé, sem conseguir equilibrá-lo, a cabeça rodou, deu um suadouro da "pleura" e foi preciso sentar-me e aos poucos fui me recuperando, mas ainda estou sentindo umas pontadas na cabeça, que parece estar pesando mais do que a do Alex !!! rs ...Fiquei deitado até há pouco tempo, quando procurei forças para vir aqui participar com vcs. Sem querer ser puritano, acho que não devemos mesmo confundir as coisas. Religião e Paixão pelo Flamengo. Nunca me refiro a Manto Sagrado, quando quero falar da nossa camisa, mas de MANTO, simplesmente. O próprio Zico hesitou em escrever o prefácio do livro “Bíblia do Flamengo – as sagradas escrituras do Mengão.” Acho sim, que as Escrituras são sagradas. Mas como sempre, respeito as opiniões de todos. Ainda não li esse livro, que mais parece um MANUAL DO RUBRO NEGRO, uma cartilha, um verdadeiro ALMANAQUE, como diz o texto !!! Falar e ler da nossa PAIXÃO FLAMENGA é sempre bom demais. E isso vc sabe muito bem como fazer, Victão !!! Mais uma vez, receba meus parabéns por mais essa excelente matéria, principalmente pelas histórias envolvendo o nosso Galinho de Quintino.
    ABÇ FORTE E SRN.

    ResponderExcluir
  4. NÓS, RUBRO NEGROS JÁ PASSAMOS POR MOMENTO IGUAL OU PIOR E DEMOS A VOLTA POR CIMA !!!
    QUE ESSA PARADA PARA A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO SEJA O DIVISOR DE ÁGUAS, DENTRO DO NOSSO CLUBE !!!

    VAMOS, FLAMENGOOOOOO !!! SRN

    ResponderExcluir
  5. Vejam que VERDADE:

    "DEPOIS DE 20 ANOS SOFRENDO NAS MÃOS DE PÉSSIMOS, E ALGUNS DESONESTOS, PRESIDENTES, TÍNHAMOS ESPERANÇA NA ATUAL DIREÇÃO. MAS O QUE ELES FIZERAM? ENCHERAM A GÁVEA DE EMPRESÁRIOS GANANCIOSOS. CONTRATARAM PÉSSIMOS JOGADORES E TREINADORES, A PESO DE OURO, INDICADO POR ESSES EMPRESÁRIOS "AMIGOS". TRAVARAM O CAMINHO DOS JOVENS TALENTOS DA GÁVEA. CONTRATARAM NÃO SEI QUANTOS TÉCNICOS, ESSE ÚLTIMO, UM INCOMPETENTE DESASTRADO, GANHANDO 400 MIL MÊS. ISSO É AUSTERIDADE? VEJAM A FOLHA SALARIAL DO FLA(mais de 9 milhões) ESTÁ INCHADA E REPLETA DE JOGADORES QUE NÃO SERIAM ACEITOS NO BANGU como o Marcio Araujo.ESSA DIREÇÃO É TÃO RUIM OU PIOR AS OUTRAS EM SE TRATANDO DE FUTEBOL. POBRE FLA".

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Elias e renovo os votos de que logo você esteja bem de novo. abs

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite,Victor e Galera do Conversa Flamenga!
    Victão, eu já havia ouvido a respeito desse livro a "Bíblia do Flamengo - as sagradas escrituras do Mengão" e agora com a sua recomendação irei adquiri-lo!
    A minha biblioteca sobre o Flamengo é pequena,tenho três livros sendo que o primeiro eu adquiri que foi o livro " Os dez mais do Flamengo" de autoria do jornalista Roberto Sander !
    Os outros dois livros são "Flamengo - Tua Vida e Tuas Glórias" do jornalista Loris Baena Cunha e o livro " 1981" dos jornalistas André Rocha e Mauro Beting e sendo que esses dois livros eu ganhei do Victão,com carinhosa dedicatória para mim e a minha esposa Lu quando ele esteve aqui no Rio e nós nos encontramos e fomos assistir o Flamengo jogar no Estádio Engenhão!
    Ficar parado durante a copa do mundo atolados e com a maré baixa na zona de rebaixamento e sem saber o que teremos em se tratando de elenco para o Brasileirão pós - copa é de encher a bolsa escrotal de qualquer mortal Rubro Negro e portanto só mesmo lendo bons livros sobre o nosso querido Flamengo!
    Ps.Aproveitando o marasmo de notícias e levando fé no nosso querido Grande Mestre Douglas Galvão que havia garantido (continuas garantindo,Mestre?Rsrs) que o Erazo é um excelente zagueiro , que tal termos como dupla de volantes o Samir e o Cáceres?
    Grande e FLAternal abraço,Victão e Galera!
    V L P - Vida Longa e Próspera para toda a Nação Flamenga!
    SRN ETERNAS!

    ResponderExcluir
  8. Grande Elias,
    espero que o Vozão da pequenina e bela Alice esteja recuperado!
    Flamenguista enverga mas não quebra!
    SRN ETERNAS!

    ResponderExcluir
  9. Espero que o Grande Mestre Douglas,assim como o Elias,esteja melhor!
    Flamenguista enverga mas não quebra!
    SRN ETERNAS! (2)

    ResponderExcluir
  10. Galera,
    tenham todos uma excelente noite de sono e descanso!
    Fiquem com Deus!
    SRN ETERNAS!

    ResponderExcluir
  11. Rapaz !!! Que brabeira, amigo !!! Espero estar melhor, ao acordar. Obg a todos os amigos, pelos votos de pronta recuperação. SRN

    ResponderExcluir
  12. E o florminen"C", hein ??? Levou uma balaiada dos reservas da Itália !!! Só assim eles ficam quetinhos !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...

    ResponderExcluir
  13. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=681480855234669&set=a.329463743769717.74242.328255863890505&type=1

    ResponderExcluir
  14. Salve Roni, boa lembrança daquele Flamengo e Cruzeiro em que fui ao Enegenhão pela primeira e única vez. Me lembro que estreiei minha camisa do Mengão de manga comprida e tirei boas fotos com o casal mais simpático da torcida rubronegra...


    Gostei da sugestão de usar o Samir como volante. Minha sensação, dita antes pelo Douglas, que acha que ele tem deficiencias naturais como zagueiro, e confirmada depois de muito pensar, é que estamos desperdiçando o Samir na zaga. Ele nem é tão alto assim, e deve ser mais fácil encontrar um zagueiro do que um volante que saiba desarmar e também sair jogando, que é uma coisa que o Samir faz muito bem. Se bem que na lateral eu já prefiro ele a qualquer outro do elenco atual...

    ResponderExcluir
  15. E o jogador que fez 3 gols foi o Immobille ? Imagina se ele se mexesse.....Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, até ontem à noite, estava péssimo ainda. Mas graças a Deus, acordei com mais ânimo hoje !!! Obg aos amigos pela preocupação comigo. ABÇ E SRN

    ResponderExcluir
  17. Voltei a ler uma notícia de que o Andre Santos não deve ficar mesmo no Flamengo...
    Meio de saco cheio das Notícias "Punheta".... Vai... e volta. Vai...e volta.


    Pelo que entendi, hoje a noite tem reunião importante da diretoria rubronegra para discutir o novo VP e todos os demais assuntos...


    Espero que saia alguma coisa boa disso tudo...

    ResponderExcluir
  18. Peguei no Flamengo em números. Comparação das 9 primeiras rodadas de 2003 para cá...

    ResponderExcluir
  19. Ou seja, estamos exatamente iguais a 2004, com menos gols feitos e quase a mesma qtde de gols sofridos...

    ResponderExcluir
  20. RONI, o Equador assim como o Barcelona de Guayaquil(ex-clube) jogam com uma linha de 3 zagueiros, onde o ERAZO é um zagueiro central. Na Seleção os 3 zagueiros titulares são: - PAREDES - ERAZO - JAIRO CAMPOS(ou GUAGUA).
    Ele é muito querido e o jogador mais popular equatoriano, um ídolo da Torcida de verdade e, tambem considerado "o melhor zagueiro equatoriano de todos os tempos" e tem o apelido de "O ELEGANTE" pela sua postura sempre em pé nas disputas de bola e sabe sair jogando com a bola e a entrega no pé dos companheiros e quase sempre com um toque forte e rasteiro pra frente.
    Agora se o contrataram e os "treinadores" do FLAMENGO não sabem como o aproveitar melhor os seus bons fundamentos é outra história!!!!!!!


    Obs: - Jogando amistosos em outros países(fora de casa), no mes de maio, os 3 últimos resultados do Equador com o ERAZO em campo foram:


    1) AUSTRÁLIA 3 X 4 EQUADOR
    2) HOLANDA 1 X 1 EQUADOR
    3) MÉXICO 3 X 1 EQUADOR(neste jogo o ERAZO saiu machucado quando o placar era 1x1)

    ResponderExcluir
  21. Eu tambem mas, nunca colocá-lo de lateral ou cabeça-de-área pra escalar o CHICÃO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Douglas, mas se eu entendi bem o Roni está sugerindo Wallace e Erazo na zaga, cáveres e Samir de volantes.


    O meu time (tudo 2) com esta sugestão seria :


    Paulo Victor ou Cesar


    Luiz Antonio e Everton como alas


    Wallace e Erazo na zaga


    Samir e Cáceres de volantes


    Mugni e Gabriel de meias


    Paulinho e Alecsandro no ataque....

    ResponderExcluir
  23. A escalação não é a ideal mas, se levarmos em conta só o elenco atual é a melhor(com o CESAR no gol)!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Pessoal. logo depois do último jogo peguei uma série de dados estatísticos sobre o jogo contra o Cruzeiro. Cheguei a pensar em escrever uma coluna com estes dados, mas não consegui me motivar e como todos sabem, estatísticas nem sempre dizem o que foi o jogo.
    São mais de 20 quadros e aos poucos vou colocando eles aqui. Pode ser que gere comentários ou que simplesmente as pessoas tomem conhecimento e fique por isso mesmo, Mas como sempre acho que o Conversa tem uma função de trazer as boas discussões, vamos começar. Vejam nessa tabela abaixo o baixíssimo índice de aproveitamento do Flamengo neste início de Brasileirão 2014.

    ResponderExcluir
  25. Alguns indicadores. Mesmo com 11 perdas de bola, minha opinião sobre o Negueba é favorável. Aliás, o Goulart foi bem e perdeu 7 bolas...

    ResponderExcluir
  26. Esse é bem interessante. Mesmo jogando menos tempo, Negueba foi quem mais driblou no jogo, tanto dribles certos como errados.
    Só quem fez lançamento neste time foi o... Paulo Victor! Aliás, o mesmo número de lançamentos do goleiro do Cruzeiro. Alecsandro fazendo lançamento (2 errados) ? Tem mesmo alguma ocisa errada nesse time...


    E o Egidio, que alguns falam mal e outros sentem saudades, fez 8 lançamentos errados...

    ResponderExcluir
  27. Passes, desarmes e finalizações

    ResponderExcluir
  28. é muito pouca finalização, principalmente as certas

    ResponderExcluir
  29. Está dando pau na inserção de figuras, volto quando der...

    ResponderExcluir
  30. Desarmes certos. O Mugni em 15 minutos empatou com o Mario Araujo em mais de 90. E não era para ser a praia dele...

    ResponderExcluir
  31. Perda de posse de bola.


    estranhei o número do Wallace...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.